Anatomia de um Desaparecimento
de Hisham Matar
Sobre
o LivroNuri é ainda um rapaz quando a mãe morre. Parece que nada poderá preencher o vazio que a sua estranha morte deixa no apartamento do Cairo que Nuri partilha com o pai. Até aparecer Mona.
Quando Nuri vê Mona pela primeira vez, com o seu fato de banho amarelo, sentada na borda da piscina da estância de férias do Magda Marina, o mundo à sua volta deixa de existir. Mas é pelo pai de Nuri que Mona se apaixona e com quem acaba por casar - e a sua felicidade consome Nuri ao ponto de ele desejar tirar o pai do caminho.
Contudo, Nuri depressa se arrepende de o ter desejado. Quando o seu mundo e o da sua madrasta são abalados por acontecimentos que não conseguem controlar, ambos se apercebem do pouco que realmente sabiam sobre o homem que amavam.
Sunday Times
«Uma narrativa bem urdida e controlada com mestria […] um testemunho do terrível preço a pagar por um governo injusto no mundo árabe.»
Independent on Sunday
«Maravilhosamente construído […] fala de como uma pessoa desaparece e também de como a memória de uma pessoa desaparecida é preservada e alterada.»
Financial Timesa
«Escrito com sensualidade, até a frase mais simples contém algo de extravagante… Da primeira à última linha, a incerteza particularmente profunda é o aspeto mais pungente de todos.»
Telegraph