Análise de Crédito

Segmentos: Empresas, Pessoas Físicas, Agronegócio e Pecuária (6ª Edição)

de José Odálio dos Santos

idioma: português do brasil
editor: Editora Atlas, fevereiro de 2015
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Ao conceder crédito, as empresas se expõem ao risco de inadimplência, ou seja, a probabilidade de não-recebimento (parcial ou total) do valor do financiamento. Para minimizar esse risco, os credores devem realizar uma análise minuciosa de todas as informações do cliente: cadastrais, financeiras, patrimoniais e de idoneidade.

Visando contribuir nessa importante tarefa, este livro aborda de maneira abrangente: a análise detalhada do risco de crédito para empresas e pessoas físicas; as linhas de crédito; as garantias acessórias; a análise de balanços; a montagem e análise da demonstração do fluxo de caixa do exercício; o valor econômico agregado; o credit scoring; os ratings de crédito; a diversificação de riscos em carteiras de crédito; a administração da cobrança; e os modelos avançados de avaliação do risco de crédito.

Trata-se do primeiro livro lançado no mercado de crédito nacional que, efetivamente, contribui para o aprendizado da tarefa de gestão de risco de crédito em carteiras de empresas e pessoas físicas, uma vez que engloba não só a teoria, mas fundamentalmente a prática, com a inclusão de exercícios e estudos de casos adaptados de situações reais (resolvidos e a resolver).

A tarefa de análise e monitoramento do risco de crédito exige cada vez mais que os profissionais reforcem seus conhecimentos acerca dos principais fatores determinantes da inadimplência em suas carteiras de clientes compostas por empresas e/ou pessoas físicas. Com a inadimplência dos clientes, as empresas passam a enfrentar dificuldades financeiras e também a não honrar o pagamento de dívidas com todos os seus supridores de capital. Consequentemente, passam a ter restrições de idoneidade (exemplo: cheques devolvidos, protestos, ações executivas etc.) e enfrentar dificuldades de acesso ao crédito para financiar suas necessidades de capital de giro e imobilizações.

Trata-se de assunto de extrema importância, uma vez que a inadequada gestão do risco de crédito prejudica a geração de caixa e, consequentemente, a capacidade de pagamento das empresas - podendo, inclusive, levá-las às situações de concordata e/ou falência.

Esta obra traz contribuições significativas à gestão financeira das empresas, ao abordar detalhadamente e de forma prática o processo de análise de crédito, a análise de balanços, a montagem e análise da demonstração do fluxo de caixa, as garantias, as linhas de crédito, os ratings, a diversificação de riscos em carteiras de crédito.

Análise de Crédito

Segmentos: Empresas, Pessoas Físicas, Agronegócio e Pecuária (6ª Edição)

de José Odálio dos Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9788522496082
Editor: Editora Atlas
Data de Lançamento: fevereiro de 2015
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 168 x 240 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Contabilidade
EAN: 9788522496082
José Odálio dos Santos

Bacharel em Ciências Contábeis pela PUCSP.
Bacharel em Administração de Empresas pela PUC SP.
Pós Graduado (Lato Sensu) em Administração Industrial pela USP.
Doutorado em Administração (Finanças) pela EAESP/FGV SP.
Pós Doutorado em Administração (Finanças) pela USP.
Mestrado em Administração (Finanças) pela PUC SP.
Professor Associado de Finanças da graduação e pós graduação da PUC SP.
Professor de Finanças de MBAs tradicionais.
Coordenador do Núcleo de Estudos em Administração e Finanças do Mestrado da PUC SP.
Autor de livros de Finanças.
Autor de vários artigos publicados em revistas e apresentados em congressos científicos.
Orientador de dissertação de mestrado monografias e trabalhos de conclusão de cursos.
Atuou por mais de 12 anos nas áreas de Contabilidade, Crédito e Finanças de Instituições Financeiras nacionais e internacionais de grande porte.
Atualmente ministra vários cursos de formação profissional na área de Finanças.

(ver mais)