10% de desconto

A Violência e a História da Desigualdade

Da idade da pedra ao século XXI

de Walter Scheidel
editor: Edições 70, outubro de 2018
41,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
Desde que os seres humanos começaram a cultivar, a dedicar-se à pecuária e a deixar os seus bens para as gerações futuras, a desigualdade económica tem sido uma característica definidora da civilização. ao longo de milhares de anos, só os acontecimentos violentos diminuíram significativamente a desigualdade.

Os Quatro Cavaleiros do apocalipse - as grandes guerras, as revoluções transformadoras, o colapso do Estado e as pragas catastróficas - destruíram repetidamente a sorte dos mais ricos. Scheidel identifica e examina esses processos, desde as crises das primeiras civilizações até às guerras mundiais, passando pelas revoluções de esquerda no século XX.

Hoje, a violência que diminuiu a desigualdade no passado parece menor, mas lança sérias dúvidas sobre as perspetivas de um futuro mais igual para todos os homens. ao investigar em profundidade o longo caminho que conduz à conclusão pessimista de que a desigualdade é fruto de mudanças violentas causadas por guerras, colapsos do Estado ou pandemias, Walter Scheidel traça a história global das diferenças sociais, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias, permitindo-nos compreender por que razão a desigualdade nunca morre em paz.

A Violência e a História da Desigualdade

Da idade da pedra ao século XXI

de Walter Scheidel

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724421155
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 237 x 42 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 720
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789724421155

Cai sempre nos mesmos bolsos?

Gonçalo Gomes

Um olhar sobre a concentração da riqueza ao longo da História, que revela uma tendência quase ininterrupta, desde o momento inaugural da sua acumulação, bem lá atrás no nosso percurso comum. Será que só mesmo em momentos de ruptura drástica o fenómeno se dilui, ou na verdade tudo tem que mudar, para que tudo permaneça igual?

Original

Luís B. Santos

Uma história original. Excelente edição de uma obra e temas tão actuais. Da sua leitura resulta claro que o ser humano continua a não aprender e esquece rapidamente o passado. Ignorando-o repete ao longo dos séculos os mesmos erros. Obrigado ao autor por nos demonstrar quão estupidos somos

A não perder

Ana Lopes

As Edições 70 já nos habituaram a livros que, não sendo fastidiosos em si, nos trazem uma visão muito completa da História. Este tema tão atual em si só é comparado aos brilhantes ensaios de Jared Diamond sobre as nações. Um livro a não perder para quem se interessa em compreender o presente através da análise do nosso passado.

Excelente livro

Davide Moreira

Uma análises pormenorizada, mas não fastidiosa, sobre os factores que, historicamente, mostraram diminuir a desigualdade - os grandes niveladores: guerra de mobilização em massa, revoluções totais, colapso do Estado e as pandemias - tema actualmente em voga.

SOBRE O AUTOR

Walter Scheidel

Walter Scheidel (1966), historiador austríaco, é professor de história na Universidade de Stanford, Califórnia.
Os principais interesses da sua área de investigação são a história social e económica antiga, a demografia, a história pré-moderna e as abordagens comparativas e transdisciplinares da história mundial.
É autor e organizador de cerca de dezasseis livros.
Vive em Palo Alto, na Califórnia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR