A Vertigem dos Animais Antes do Abate e outros textos

de Dimítris Dimitríadis

editor: Cotovia, julho de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Em A Vertigem dos Animais antes do Abate três anónimas personagens põem mãos à obra na execução de uma tarefa tão sinistra como enigmática. Entretanto, a sedutora Milítsa consegue separar Nílos e Fílon, dois amigos de infância que nunca se tinham separado...

Morro como País é um curto texto que, numa apoteose orgástica da palavra, nos dá a ler a morte física e espiritual de um país vencido (a Grécia da "ditadura dos coronéis"), figuração trágica (numa espécie de amálgama de todas as perversões e subversões) de uma outra morte muito mais radical, a de todos os valores da Humanidade e do próprio Homem.

Procedimentos de Regularização de Diferenças é uma obra que põe em cena uma situação triangular (três personagens: duas mulheres e um homem) em que as relações humanas, despojadas de toda e qualquer intervenção e referência do exterior, se desenrolam no incontrolável dos desígnios e no desconhecido das suas consequências, numa racional e desenfreada tentativa por parte das três personagens para evitar o inevitável. Jogo cruel de amor e ciúme que leva ao esgotar de todos os limites.

O. I. H. (Odisseu, Ítaca, Homero) é um tríptico constituído por três monólogos que, apesar da diferença da personagem que toma a palavra em cada um deles (no primeiro, Odisseu, no segundo Ítaca, no terceiro um homem muito idoso) se articulam pela existência de elementos comuns que têm que ver tanto com a temática (a identidade, o nome, a Pátria, o tempo, a tradição, o sexo), como com uma específica discursividade (um discurso ritmicamente encadeado). Daí resulta que estes monólogos, não tendo sido inicialmente concebidos pelo dramaturgo como um tríptico, constituam, em última instância, uma unidade inseparável.

A Vertigem dos Animais Antes do Abate e outros textos

de Dimítris Dimitríadis

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728972042
Editor: Cotovia
Data de Lançamento: julho de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 105 x 155 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Coleção: Livrinhos de Teatro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Artes de Palco Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
EAN: 9789728972042
Dimítris Dimitríadis

Dimítris Dimitriádis nasceu em 1944, em Salónica, na Grécia. Fez estudos de teatro e de cinema, em Bruxelas, de 1963 a 1968. Aí, em 1965-66, escreve a sua primeira peça, O Preço da Revolta no Mercado Negro, levada à cena, em 1968, no Théâtre de la Commune d’Aubervilliers, com encenação de Patrice Chéreau.
Em 1978 foi publicada a sua primeira narrativa, Morro como País; em 1980, uma primeira série poética intitulada Catálogos 1-4; em 1983, outra peça de teatro, A nova Igreja do Sangue. Seguem-se A Oferenda - A Humanoidade, Preâmbulo a um Milénio (ficção narrativa, 1986), Catálogos 5-8 (poesia, 1986), A Elevação (teatro, 1990), A Desconhecida Harmonia do Outro Século (teatro, 1992), Catálogos 9, As Definições (poesia, 1994), O Princípio da Vida (teatro, 1995, levado à cena, nesse mesmo ano, por S. Lazarídis, no Teatro do Sul, na Grécia), Oblívio e mais Quatro Monólogos (2000, o monólogo Oblívio foi encenado em Paris, no Petit-Odéon, por Jean-Christophe Bailly; em 2001 e no Teatro de Bobigny, por Anne Dimitriadis; em 2002. Em Atenas, estreou no Teatro Attis, dirigida por Theodor Terzópulos), A Vertigem dos Animais antes do Abate (2000, teatro, peça levada à cena no Teatro do Sul por G. Churvardas no mesmo ano), Catálogos 10-12 (poesia, 2002) , Humanoidade 1 - Um Infindável Milénio e Humanoidade 7 ¬- Um Infindável Milénio (ficção narrativa, 2002, Prémio Nacional de Romance, na Grécia, em 2003), Procedimentos de Regularização de Diferenças (2003, teatro, representada no Teatro do Sul, com encenação de Guiórgos Lanthimos). Em 2003, Morro Como País foi representado no Théâtre du Rond-Point, em Paris, com encenação de Yannis Kokkos; em Florença, no Teatro della Limonaia, foram apresentadas Morro como país e A Vertigem dos Animais antes do Abate.
Dimítris Dimitriádis traduziu inúmeros autores, de Genet a Koltès. É desde 1980 colaborador da Edições Agra, em Atenas, editora responsável pela publicação da maioria das suas criações literárias e traduções.

(ver mais)
Insenso, Stroheim

Insenso, Stroheim

10%
ESPACES 34
16,03€ 10% CARTÃO
portes grátis
Le Théâtre En Écrit

Le Théâtre En Écrit

10%
SOLITAIRES INTEMPESTIFS
10,81€ 10% CARTÃO