10% de desconto

A Universidade Medieval em Lisboa, Séculos XIII-XVI

de António Nóvoa

editor: Tinta da China, maio de 2013
O livro sobre o período medieval concilia duas grandes linhas historiográficas: a dos ensaios críticos dedicados às origens medievais da Universidade, desde a fundação do Estudo Geral de Lisboa, confirmada por D. Dinis em 1290, até à sua transferência para Coimbra, em 1537; e a da constituição de uma inovadora e completa base de dados sobre a população escolar medieval, a partir da qual foi possível reconstituir biografias de lentes, estudantes e oficiais, numa perspectiva sociológica de articulação com a academia, os cargos públicos e as diferentes esferas de poder.

A Universidade Medieval em Lisboa, Séculos XIII-XVI

de António Nóvoa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896711443
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: maio de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 240 x 39 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 608
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896711443
e e e e E

A Universidade em Lisboa

Ana Pereira

A descoberta das múltiplas facetas da Universidade Medieval, considerando não só a realidade de Lisboa mas também as questões programáticas e sociológicas da instituição.

António Nóvoa

António Nóvoa tomou posse como reitor da Universidade de Lisboa em maio de 2009. É também professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação - ISCHE (2000-2003). Áreas de especialização: História da Educação e Educação Comparada. Em 2012 foi-lhe atribuído (por unanimidade) o título de membro honorário da UNIVERSEUM - European Academic Heritage Network, uma rede de Universidades, reconhecida pelo Conselho Europeu, que procura valorizar o património científico, museológico, monumental, botânico e arquivístico das Universidades Europeias.
Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na área da Educação - em particular sobre temáticas da profissão docente, da história da educação e da educação comparada -, em diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça.

(ver mais)