A Última Noite em Twisted River
de John Irving; Tradução: Fátima Vieira
Sobre
o LivroEm 1954, no pavilhão de refeições da serração de um acampamento de lenhadores, no
Norte do New Hampshire, um ansioso rapaz de doze anos confunde a namorada do
chefe da polícia local com um urso. Tanto o rapaz de doze anos como o pai são forçados
a fugir de Coos County para Boston, Vermont e Toronto, perseguidos pelo implacável
polícia. O seu único protector é um lenhador libertino, antigo condutor de toros, que se
torna amigo deles. Numa história que abrange cinco décadas, A Última Noite em Twisted River retrata o último meio século nos Estados Unidos.
Desde a primeira frase do romance até ao último capítulo, A Última Noite em Twisted River foi escrito com autenticidade histórica e emocional. O que mais o distingue é a voz inconfundível do autor - a voz inimitável de um exímio contador de histórias.
Guardian
«Absolutamente imperdível… Um conto emocionante, extremamente bem escrito da relação entre um pai e o seu filho.»
Financial Times
«Um romance rico e evocativo.»
Washington Post
«A mais poética e poderosa obra de Irving, até à data.» Independent on Sunday
«A Última Noite em Twisted River é um romance extenso e antiquado, no bom sentido; Irving criou com um detalhe amoroso um mundo complexo e preenchido, um registo de mudanças sociais cruciais, mas, acima de tudo, um testemunho ao poder duradouro do amor e da ficção.»
Observer
«John Irving foi comparado a Kurt Vonnegut e a J. D. Salinger, mas é possivelmente mais inventivo do que ambos. Retorcido, lacónico, ele esboça as suas personagens com uma economia que resulta da sua mestria e sensibilidade com as palavras.»
The Times
Livro emocionante e extremamente bem escrito. Sem dúvida uma obrada imperdível.
Uma leitura para se degustar, sem pressa alguma. Com isto quero dizer que é uma escrita que demora o seu tempo até os personagens perecerem a um cenário de acção. o livro centra-se mais no relacionamento entre pai e filho, o que pode aborrecer alguns leitores. A melhor forma de se ler Twisted River é beberem as palavras deste livro sem esperar nenhum tipo de conforto literário no fim. Digo isto da melhor forma possível. Recomendado.