20% de desconto

A Sociedade de Comunicação

Uma Abordagem Sociológica e Crítica

de Gérard Leclerc

editor: Instituto Piaget, abril de 2001
VENDA O SEU LIVRO i

O livro A Sociedade de Comunicação, de Gérard Leclerc, é, como diz o seu autor, um livro que não se destina propriamente a especialistas mas a todo o interessado pela comunicação. Com efeito, o livro, para além de fazer uma resenha histórica do que têm sido os meios de comunicação (transmissão oral, escrita, o telégrafo, etc.) utilizados pelo homem ao longo dos séculos, é também uma reflexão sobre o que é na realidade a comunicação e em que é que esta contribui para a nossa sociedade.
Para elucidar o leitor, é feita uma análise dos vários tipos de discursos (discursos públicos, discursos culturais, discursos privados, etc.) que nos dão uma visão dos processos por que passam os enunciados até chegarem a nós. Para tal o autor utiliza exemplos mundialmente conhecidos (URSS) da importância que a comunicação tem nas mentalidades e nos valores da sociedade. Juntamente com esta análise, somos também levados a reflectir sobre o papel de quem produz os enunciados, quem os emite, quem os consome e de que maneira é que estes nos afectam ou não. Ao fazê-lo o autor centra-se nos media, na sua evolução e no papel que estes têm vindo a ter na sociedade actual, sendo que na maior parte dos casos as informações nos chegam através deles. A par deste processo de evolução, são-nos também mostradas as evoluções que a comunicação tem vindo a sofrer não somente devido aos avanços tecnológicos como também às mudanças de mentalidade, aos regimes políticos, etc., introduzindo--nos aos poucos na problemática da Internet e da mundialização das comunicações e de que forma é que estas alteram consideravelmente a hierarquia dos enunciados, a facilidade de acesso à informação, ao consumo e sobretudo à mudança que esta introduziu na definição de discursos públicos e de discursos privados. O autor leva-nos, pois, numa viagem ao mundo da comunicação e à sua história, deixando-nos, no meio do mundo que é a Internet, com a sensação de que tudo o que lemos atrás poderá, de um momento para o outro, ser alterado de forma irreversível.

A Sociedade de Comunicação

Uma Abordagem Sociológica e Crítica

de Gérard Leclerc

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727713677
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 2001
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 233 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 202
Tipo de produto: Livro
Coleção: Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789727713677
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Gérard Leclerc

Gérard Leclerc é professor de Sociologia na Universidade de Paris VIII, Vincennes/Saint-Denis.

(ver mais)