10% de desconto

A Questão da Existência de Deus

Uma disputa medieval

de Maria Leonor L. O. Xavier
editor: Zéfiro, novembro de 2013
16,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
ESTUDO E ANTOLOGIA DE TEXTOS

A liberdade religiosa faz parte das liberdades individuais e dos direitos das minorias nas sociedades modernas, o que é, sem sombra de dúvida, um avanço civilizacional em que não estamos dispostos a recuar.

Todavia, a liberdade situada ao nível da crença ou da descrença desmotiva e relaxa a necessidade de pensamento racional acerca dos conteúdos de uma ou de outra.

Por isso, a indagação de razões para crer ou descrer parece, hoje, a muitos, um motivo supérfluo, incomodativo, senão mesmo bizarro.

No entanto, tal indagação foi uma das grandes motivações da filosofia medieval, como amplamente o reconhecem os historiadores da filosofia.

A liberdade não se situava, então, ao nível da crença. Por isso, os crentes com espírito filosófico procuraram a liberdade mais além no pensar e ousaram indagar as razões das suas crenças, nomeadamente, da crença principal em Deus.

Tal indagação conduziu-os a pensamentos densamente elaborados, que ainda hoje nos impressionam do ponto de vista filosófico.

A Questão da Existência de Deus

Uma disputa medieval

de Maria Leonor L. O. Xavier

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896771034
Editor: Zéfiro
Data de Lançamento: novembro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 228 x 11 mm
Páginas: 276
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Religião e Moral > Ciência e História das Religiões
EAN: 9789896771034
e e e e e

Estimulante, rigoroso e judicioso

José Guilherme B. A. Suti

o livro é composto por duas partes fundamentais. Uma primeira, que vai até à página 208, de estudo e análise, a segunda que vai daí até ao final que é constituída por uma selecção de textos dos próprio filósofos comentados na primeira parte. Quanto a estes serão, muito provavelmente, os nomes maiores da Escolástica Medieval: Anselmo, Boaventura, Aquino, Escoto e Ockham. Como o próprio titulo da obra denuncia o que aqui se procura apresentar é o modo como cada um deles procurou chegar à indefectível afirmação da existência de Deus colocando, na minha singela interpretação, justamente Santo Anselmo e o seu célebre argumento do "Proslogion" na posição central e dispondo os diversos filósofos considerados de acordo com a posição que assumiram em relação ao argumento e as suas próprias vias alternativas. Em suma, uma leitura riquíssima que deixará qualquer leitor inegavelmente satisfeito.

SOBRE O AUTOR

Maria Leonor L. O. Xavier

Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier é professora associada com agregação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem leccionado, entre outras, as disciplinas de Filosofia Medieval e de Metafísica Medieval. Membro da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM) e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL). Autora de: Razão e Ser. Três Questões de Ontologia em Santo Anselmo (1999); Questões de Filosofia na Idade Média (2007); O Teísmo Medieval. Santo Anselmo e João Duns Escoto (2009); bem como de dezenas de artigos publicados em obras colectivas e revistas de filosofia. Tradutora de: Teologia Mística. Textos de Pedro Hispano e Tomás Galo (2008). Coordenadora de: Philosophica 34. Anselmo sola ratione 900 anos depois (2009); A Questão de Deus na História da Filosofia I-II (2008) e A Questão de Deus. Ensaios Filosóficos (2010), obras publicadas no âmbito do Projecto de Filosofia FCT / CFUL [PTDC/FIL/64249/2006] «A Questão de Deus. História e Crítica»

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU

Imagem da capa de "Conceitos de Deus"

Conceitos de Deus

Envio até 10 dias úteis
10%
Instituto Piaget
14,66€ 10% CARTÃO