À Procura de si Próprio

Um guia para a realização pessoal

de Barbara J. Braham

editor: Monitor, abril de 1993
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Ao perguntar a si mesmo "Qual é o meu propósito?" inicia uma viagem de crescimento pessoal e espiritual. É uma jornada compensadora e difícil. Quer você esteja a considerar uma mudança na carreira profissional ou em busca de uma resposta que dê sentido à sua vida, este livro ajudá-lo-á.

(…)
PORQUÊ ENCONTRAR OS SEUS PROPÓSITOS?

Desde que nasceu até ao dia da sua morte, estará a crescer e a mudar. À medida que avança na vida, há tarefas específicas de desenvolvimento que terá que realizar para passar para a fase seguinte. Você está provavelmente familiarizado com as fases do desenvolvimento da infância e da adolescência. Quando atinge a fase de adulto é fácil pensar que ultrapassou aquelas fases. Claro que reconhece que houve mudanças: casamento, crianças, carreira, casa vazia, pais idosos, reforma, etc. Mas pode não ter relacionado esses acontecimentos externos como seu crescimento interno emocional, psicológico e espiritual.

A meia idade que decorre aproximadamente entre os «quarenta» e os «cinquenta», é uma fase de desenvolvimento na qual você necessita de ter um significado para a sua vida. Carl Jung foi um dos primeiros psiquiatras que escreveu sobre esse período da vida. Ele disse: «Entre todos os meus pacientes na segunda metade da vida – isto é acima dos trinta e cinco anos – não há nenhum cujo problema último não seja o de descobrir o sentido religioso da vida… Isto não tem nada a ver com um credo particular, ou com ser membro de uma Igreja.»

Hoje, a maior parte da nossa população situa-se na meia idade. Muitos deles perguntam:
Quem sou Eu?
O que quero ser?
Porque estou aqui?
Se tenho tanto sucesso porque não sou feliz?

Estas questões são críticas se quer continuar a desenvolver-se. E são perguntas desconfortáveis.
Conhece pessoas que têm aventuras, compram carros de desporto, ou encontraram outras formas de ignorar estas questões? E você, também tem vindo a adiar a resposta a estas questões?

O SEU TRABALHO CORRESPONDE AOS SEUS PROPÓSITOS?

Responda SIM ou Não às seguintes perguntas:

1. Gosta do que faz?
2. Na maioria dos dias acha fácil ir trabalhar?
3. Trabalho e prazer parecem-lhe por vezes o mesmo?
4. Julga que à volta de si as coisas estão perfeitas?
5. Quando se sente frustrado ou irritado com um dado aspecto do seu trabalho, mantém uma convicção profunda de que o que faz ainda está «certo»?
6. Acredita que não há mais nada que você poderia fazer?
7. Sente-se em paz com a sua vida?
8. Acredita que os ventos sopram a seu favor?
9. Mantém uma atitude positiva na maioria dos dias?
10. O trabalho entusiasma-o?

DESCUBRA A SUA PAIXÃO

A cultura e a dinãmica dos anos 80 deu a esta tarefa de desenvolvimento uma urgência sem precedentes na história. A década anterior caracterizou-se por uma vida de fora para dentro «virada do avesso» - o oposto a seguir a sua paixão. Dinheiro e o que ele pode comprar tornou-se equivalente a sucesso. Você foi apanhado nesta definição superficial de sucesso? Se foi, então pode sentir que a sua vida é como uma bóia de salvação – há muitas coisas, actividades, pessoas à sua volta, mas há um buraco no meio. O seu centro – a sua paixão – está vazio. Você poderá encontrar a alegria e a felicidade quando preencher o seu centro.

Conhece pessoas que odeiam o seu trabalho? Como conseguiram esse trabalho? A maioria das vezes não seguiram a sua paixão. Deixaram-se levar para ele devido a um bom vencimento, à proximidade de casa ou ao horário favorável. Se são apenas estes os assuntos que guiam as suas decisões, poderá sentir-se infeliz e insatisfeito com a vida.

É importante notar que a sua paixão pode nem sempre estar relacionada com o pagamento que recebe dela. A sua paixão pode ser educar os filhos, por exemplo, e precisa de emprego para os apoiar financeiramente. Nesta situação pode escolher um emprego perto de casa e que pague bem. O trabalho suporta a sua paixão; não é a sua paixão. Se conseguir ter isto presente, não esperará do seu trabalho pago a sua realização e não se sentirá desapontado. Por outro lado, pode dar significado ao trabalho e trazer alegria e contentamento para a sua vida. Cada resposta SIM no teste anterior é uma indicação de alinhamento entre o seu trabalho e a sua paixão. Quando puder responder SIM a todas as questões, estará a viver a sua paixão.

ESTE LIVRO PODE AJUDAR

Tem dúvidas acerca dos seus propósitos? Leia as questões seguintes e veja quais são as afirmações verdadeiras para si. Se responder sim a mais de 6 questões este livro pode ajudá-lo.

1. Por vezes sinto que me falta qualquer coisa na vida.
2. Não sinto alegria em viver.
3. Não gosto do que faço na vida, mas não sei o que mais possa fazer.
4. Há coisas que sempre quis fazer, mas não tenho coragem para tal.
5. Creio que posso fazer mais do que faço.
6. Parece que passo a minha vida a fazer o que «devo» e não o que penso que está certo.
7. Nunca tenho tempo para mim. Estou sempre ocupado.
8. Posso ser relacionado com a cantiga que pergunta: «É isto tudo o que há?».
9. Tenho tudo o que preciso para ser feliz, só que não sou.
10. Costumo comparar-me com os outros, mesmo sabendo que isso me faz sentir mal.
11. Pergunto-me se vale mesmo a pena ter sucesso.
12. É difícil descontrair-me; sinto necessidade de estar sempre a fazer qualquer coisa.
13. Penso nas questões: «Porque estou aqui?», «Qual é o meu propósito?».
14. Acredito que a vida ainda tem muito para dar.
15. Tento fazer com que as coisas aconteçam, em vez de deixá-las acontecer.
16. Estou a reavaliar as minhas crenças espirituais.
17. Sinto que há algo que deveria fazer, mas não sei o quê.
18. Quero marcar «uma diferença» no Mundo.

(...)

À Procura de si Próprio

Um guia para a realização pessoal

de Barbara J. Braham

Propriedade Descrição
ISBN: 9789729413186
Editor: Monitor
Data de Lançamento: abril de 1993
Idioma: Português
Dimensões: 204 x 250 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 116
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789729413186
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Barbara J. Braham

Barbara J. Braham é oradora, consultora e autora. Dedica cerca de 100 dias por ano à formação. O seu livro mais recente Calm Down: How to Manage Stress at Work foi seleccionado para o «Clube Livro do Mês» da revista Fortune. Antes de iniciar a sua actividade de formação/consultadoria, Barbara Braham esteve 13 anos envolvida na área da saúde mental. É conferencista frequente na Associação Americana de Mulheres de Negócios.

(ver mais)