A Mundialização da Comunicação
de Armand Mattelart
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Neste trabalho o autor começa por estabelecer a comparação entre o desenvolvimento da comunicação como ideal e algumas teorias históricas e económicas, como o iluminismo (Voltaire) e a escola fisiocrática (Quesnay) adepta da livre circulação de bens e mercadorias através da célebre frase «Laissez faire, laissez passer».
Continuando a sua comparação com a teoria económica, Armand Mattelart trabalha a análise introduzida por Adam Smith, nomeadamente sobre a teoria da divisão do trabalho. Segundo o autor, a comunicação é funcional na divisão do trabalho pois é indispensável para melhor gerir a separação das tarefas no seio da fábrica.
Segundo Stuart Mill «produzir, é mover-se» e esta máxima, que fixa o horizonte comunicacional da economia liberal da segunda metade do século XIX, é também analisada em termos de comparação da análise económica clássica com a teoria da comunicação.
Com esta obra Mattelart explica o fenómeno da mundialização da comunicação e mostra como o seu desenvolvimento apressou a mundialização das economias e das sociedades desde o século XIX ultrapassando as fronteiras físicas, intelectuais e mentais. Não se contentando em descrever, Mattelart desmistifica a ilusão de uma consciência universal repousando mais sobre o sonho de uma «República Mercantil Universal» do que sobre o de uma «Grande República Democrática».
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789727711642 |
Editor: | Instituto Piaget |
Data de Lançamento: | abril de 1996 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 159 x 231 x 11 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 162 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Economia e Política |
Classificação temática: | Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia |
EAN: | 9789727711642 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |