A Mundialização da Comunicação

de Armand Mattelart

editor: Instituto Piaget, abril de 1996
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Neste trabalho o autor começa por estabelecer a comparação entre o desenvolvimento da comunicação como ideal e algumas teorias históricas e económicas, como o iluminismo (Voltaire) e a escola fisiocrática (Quesnay) adepta da livre circulação de bens e mercadorias através da célebre frase «Laissez faire, laissez passer».
Continuando a sua comparação com a teoria económica, Armand Mattelart trabalha a análise introduzida por Adam Smith, nomeadamente sobre a teoria da divisão do trabalho. Segundo o autor, a comunicação é funcional na divisão do trabalho pois é indispensável para melhor gerir a separação das tarefas no seio da fábrica.
Segundo Stuart Mill «produzir, é mover-se» e esta máxima, que fixa o horizonte comunicacional da economia liberal da segunda metade do século XIX, é também analisada em termos de comparação da análise económica clássica com a teoria da comunicação.
Com esta obra Mattelart explica o fenómeno da mundialização da comunicação e mostra como o seu desenvolvimento apressou a mundialização das economias e das sociedades desde o século XIX ultrapassando as fronteiras físicas, intelectuais e mentais. Não se contentando em descrever, Mattelart desmistifica a ilusão de uma consciência universal repousando mais sobre o sonho de uma «República Mercantil Universal» do que sobre o de uma «Grande República Democrática».

A Mundialização da Comunicação

de Armand Mattelart

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727711642
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 1996
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 231 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 162
Tipo de produto: Livro
Coleção: Economia e Política
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia
EAN: 9789727711642
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Armand Mattelart

Armand Mattelart, professor em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade de Rennes II, é autor de numerosas obras, traduzidas em diversas línguas, sobre a história e as teorias da comunicação.

(ver mais)
A Guerra que Não Pode Ter Lugar

A Guerra que Não Pode Ter Lugar

20%
Instituto Piaget
20,00€ 25,00€
portes grátis
Política Económica

Política Económica

20%
Instituto Piaget
48,00€ 60,00€
portes grátis
Espaço por um Comércio Justo

Espaço por um Comércio Justo

20%
Escolar Editora
10,00€ 12,50€
portes grátis
História das Vacas Loucas

História das Vacas Loucas

20%
Instituto Piaget
9,23€ 11,54€
portes grátis