A Morte não é Prioritária
Biografia de Manoel de Oliveira
SINOPSE
Em jovem, foi campeão nacional de salto à vara. E trapezista voador. Nessa mesma altura, realizou o primeiro filme, que foi aplaudido de pé por um Nobel da Literatura. Foi piloto de automóveis, vencendo várias provas. Tirou o brevet de piloto e sobrevoava a quinta da namorada largando cartas de amor. Foi galã de cinema, entrando em A Canção de Lisboa. Foi agricultor no Douro. E, por fim, gestor industrial.
Manoel de Oliveira está nos antípodas do convencional, não só no tocante à vida, mas também no que respeita à obra. Neste livro, Paulo José Miranda mergulha no génio do realizador, procurando compreender os filmes que fez à luz das revoluções que ia produzindo em diferentes épocas. Nesse sentido, esta é também, e ao mesmo tempo, uma biografia crítica e uma aproximação do leitor à obra de Oliveira, tardia e tantas vezes mal compreendida.
Apesar de constantemente impedido de filmar durante a ditadura, ao dar-se o 25 de Abril, Oliveira perde a fábrica e a casa que mandara construir quando casara. Nessa altura, diz ao produtor Paulo Branco, com quem tinha acabado de fazer o primeiro filme: «Paulo, agora temos de andar para a frente, agora tenho de viver do cinema.» O que, efetivamente, irá acontecer e durante muitos anos. Mais de vinte filmes depois, já perto dos 100 anos, Manoel ainda ousa dizer a um velho amigo: «Tenho de pensar no meu futuro.»
CRÍTICAS
«Uma biografia a vários níveis exemplar.«
Pedro Mexia
«Na primeira biografia completa de Manoel de Oliveira, por vingança romântica perante décadas de obtusa comunicação com o público português, o que ressalta é a obra do realizador abrilhantada pela figura. Paulo José Miranda homenageou da melhor forma o seu biografado, vendo a pessoa através dos filmes e não os filmes através do homem. Manoel de Oliveira é revelado pela sua lente.»
Filipa Martins
«É extraordinário este livro do Paulo José Miranda.»
Manuel Sobrinho Simões
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«O primeiro vencedor Prémio José Saramago estreia-se como biógrafo com a vida de Manoel de Oliveira. “A Morte Não É Prioritária”, mas esta vida é obrigatória. A vida do Mestre dava um filme. Para já, deu um livro. E que livro.»
João Paulo Sacadura, Rádio Observador
«O primeiro exercício biográfico sobre o grande realizador devolve-nos a totalidade de um percurso feito de filmes, paixões e convicções fortes (...). Não faltam episódios, polémicas com versões contraditórias, amores e desavenças, mas o tom e o ritmo é o de uma câmara que se demora no essencial, como nos filmes de Oliveira. É a biografia que a sua obra pede e merece. E por cobrir um século de humana existência, "A Morte Não É Prioritária” assume-se também como uma reflexão sobre as várias idades.»
Ricardo Duarte, Visão
«Poeta distinguido com o Prémio Teixeira de Pascoes, romancista detentor do Prémio José Saramago, dramaturgo, ensaísta e cinéfilo, Paulo José Miranda era o escritor certo para a dificílima tarefa de extrair uma biografia da infinda vida de Manoel de Oliveira.
Minucioso e atento aos detalhes, mas com o discernimento de se focar no essencial, revela histórias e trivialidades que dão um contributo decisivo para um retrato mais completo de um homem que foi muito mais do que o mais velho realizador do mundo.»
Time Out
DETALHES
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789896661656 |
Editor: | Contraponto Editores |
Data de Lançamento: | setembro de 2019 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 149 x 234 x 35 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 584 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Arte > Cinema Livros em Português > Literatura > Biografias |
EAN: | 9789896661656 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
A Morte Não é Prioritária. A biografia de Manoel de Oliveira
Pedro Quintela
Uma biografia bastante exaustiva em torno da vida e obra de Manoel de Oliveira. Escrita numa linguagem clara, bastante acessível para não-especialistas em cinema, embora pessoalmente considere que é, por vezes, se regista algum barroco excessivo (eu teria preferido, nalgumas passagens, um texto mais sóbrio e ‘seco’). O biógrafo Paulo José Miranda não se furta, contudo, a fornecer suficientes elementos de enquadramento histórico-sociológico que permitem uma leitura mais ampla e dialogante do longo percurso de Oliveira e da obra artística que este produziu; são ainda inúmeros outros apontamentos, por vezes com um cariz mais 'anedótico' - aspetos que, no seu conjunto, revelam ter sido realizada uma investigação de fundo para a produção deste livro.
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