A Magia dos Números
de Yoko Ogawa
Sobre o livro
Sobre
o LivroUma empregada de limpeza começa a trabalhar em casa de um velho matemático, um homem com mais de sessenta anos, cuja carreira foi brutalmente interrompida por um acidente de automóvel, que reduziu a autonomia da sua memória a oitenta minutos.
A cada manhã, a jovem mulher deve apresentar-se como se se vissem pela primeira vez - o professor esquece-se que ela existe de um dia para o outro -, mas é com grande paciência, gentileza e muita atenção que ela consegue ganhar a sua confiança, apresentando-lhe também o filho de dez anos. Aí se inicia uma relação maravilhosa: o rapazinho e a sua mãe vão não só partilhar com o velho amnésico a sua paixão pelo beisebol, como vão também aprender com ele a magia dos números. Neste subtil romance sobre a herança e a filiação - e em que três gerações se encontram sob o signo de uma memória extraviada e fugidia - a narrativa desdobra-se com a graça e o rigor de um origami. Lapidar e profundo como um haiku, A Magia dos Números é uma pequena obra-prima..
Paul Auster
Este, é um livro enternecedor e comovente; capaz de, com enorme elegância, trazer a matemática para o mundo dos afectos e é, nesse aspecto, um livro surpreendente. Aqui, os números, as fórmulas e os teoremas são elementos com história e passado, possibilidades de beleza, de ritmo, de escudo, de linguagem, são, acima de tudo, o alicerce mágico para a descoberta mútua das personagens, a estrutura para uma singular amizade de vida.