A Luz de Pequim
de Francisco José Viegas
Sobre
o LivroUm corpo pendurado dos pilares da Ponte de D. Luís, no Porto, desafiando uma cidade em transformação, cosmopolita e cheia de turistas. O cadáver de uma mulher abandonado nas colinas do Douro - e a evocação de uma série de crimes no submundo da noite portuense. O que parecem duas ocorrências independentes acabam por revelar ligações que não surpreendem o inspetor Jaime Ramos - que, em simultâneo, enfrenta o seu passado de militante comunista, um inquérito interno à sua atuação na polícia, o estranho pedido de um velho amigo e a busca por um personagem desaparecido, que o levará das ruas do Porto ao Minho e ao Douro e, finalmente, a Pequim.
Um romance denso e crepuscular em que a figura de Jaime Ramos, agora no seu nono livro, se interroga sobre o sentido de ser português num país dominado por elites cúmplices, endogamias e poderes ocultos.
Revista Volta ao Mundo
[…] Talvez o livro mais implacável de Francisco José Viegas.
Filipa Martins, NiT
Octávio Ribeiro, Sábado
João Céu e Silva, DN
Foi o meu primeiro livro de Francisco José Viegas. Trata-se de um policial diferente de todos os que li até agora onde o autor descreve a sociedade portuguesa de forma crua e sem floreados.
Um policial brilhantemente escrito por Francisco José Viegas, em que o inspetor Jaime Ramos irá investigar o desaparecimento de alguém levando-o até Pequim. Um policial imperdível.