A Longa Noite de um Povo Livro
A vida na Coreia do Norte
de Barbara Demick
Sobre
o LivroUm retrato inédito da Coreia do Norte, através das histórias verdadeiras e inesquecíveis de seis dos seus cidadãos. Este livro acompanha as vidas de seis norte-coreanos ao longo de quinze anos - um período caótico que assistiu à morte de Kim Il-sung, à ascensão ao poder do seu filho Kim Jong-il e à devastação causada pela fome que matou um quinto da população. Conduzindo-nos por paragens desconhecidas no Ocidente, desvenda-nos o que significa viver no regime totalitário mais repressivo dos nossos dias - um mundo orwelliano que não está ligado à Internet, em que a rádio e a televisão transmitem apenas as estações oficiais, e onde as manifestações públicas de afecto são punidas; um estado policial onde um comentário descuidado nos pode condenar a morrer num gulag. Revelações surpreendentes sobre um país fechado sobre si próprio, mas cuja importância não pára de crescer.
Evan Davis, presidente do júri do Prémio Samuel Johnson
«Um retrato revelador da vida quotidiana na Coreia do Norte.»
Jung Chang, autora de "Mao: A História Desconhecida" e "Cisnes Selvagens"
«Histórias que nunca serão divulgadas pela agência noticiosa estatal da Coreia do Norte.»
New York Post
Saíndo do registo das descrições a muitos autores nos habituaram quando se debruçam sobre estórias ou descrição de regimes como o da Coreia do Norte, a "Longa Noite de um Povo" abre-nos uma janela sobre a vida real, deixa-nos entrar e compreender as mentes daqueles que sem "voz" continuam a sobreviver e a lutar por mais um dia. Não existe no livro a vergonha de expor o que muitos norte coreanos aceitam como normal e necessário para construir uma nova sociedade. A queda no abismo quando se descobre a vida para além dos muros e a forma como é descrita é deslumbrante e desmistificadora. Escutar a voz destes seres humanos é de certa forma intrigante, porque para a maioria dos que vivem deste lado do muro não é expectável que subsistam dúvidas sobre o melhor lugar para viver. Li o livro de um fôlego e quando terminou, senti saudades do muito que ainda ficou por dizer.
Um livro fundamental para entender a verdade que esconde o país mais hermético do mundo. Testemunhos duros que levantam o véu sobre as vítimas invisíveis do regime norte-coreano.
É um livro impressionante pela forma como nos relata as últimas décadas da vida na Coreia do Norte, através de vária histórias pessoais de sobreviventes da fome, da repressão do sistema, da pobreza extrema, enfim, tudo isso contado de forma sempre muito interessante e que nos agarra à leitura da primeira à última página, mesmo.
Mostra-nos que vivemos num mundo muito desigual... A facilidade a que um povo é humilhado e submetido a um regime autoritário é chocante, pois ainda ficam a pensar que têm muita sorte em terem nascido na Coreia do Norte... Extremamente recomendável e o preço é muito acessível, tendo em conta o seu conteúdo...
Estava muito curiosa para ler algo sobre a vida na Coreia do Norte, e sem dúvida que recomendo este livro. Relatando a vida de várias pessoas ao longo dos anos, a autora fá-lo de forma simples mas muito emocionante. Excelente relato da vida nesse "país". Recomendo!
Excelente reportagem que, através das histórias de vida de vários sobreviventes do sistema, conta a história da República Popular Democrática de Coreia.
Nenhuma notícia na televisão ou em jornal nos dá a verdadeira noção de como o povo da Coreia do Norte vive realmente em pleno séc. XXI. É chocante, mas vale a pena ler este livro, não só porque ficamos a saber mais sobre este mundo em que vivemos, mas também porque é entusiasmante do início até ao fim. Recomendo bastante!