10% de desconto

A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura

Presenças clássicas nas literaturas de língua portuguesa - Volume VI

de Cristina Pimentel e Paula Morão
Editor: Edições Colibri, novembro de 2023 ‧
18,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
«O volume que agora se publica é já o sexto da série em que se reúnem ensaios e testemunhos de autores em torno da pervivência dos clássicos gregos e latinos nas literaturas de língua portuguesa (neste caso, obras e autores portugueses e brasileiros), dando voz a estudiosos e investigadores que mostram como este domínio das Humanidades se encontra não só vivo, mas florescente. Os ensaios, apresentados no VI Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura (31 de Janeiro | 2 de Fevereiro de 2022), escolhidos após processo de avaliação científica, mostram claramente a presença dos clássicos gregos e latinos desde os quinhentistas e autores de seiscentos até ao século XIX (podem ler-se dois artigos sobre obras de Camilo Castelo Branco), passando para obras contemporâneas, recuperando a leitura dos clássicos em obras de Aquilino Ribeiro e de Natália Correia, de António Osório ou António Franco Alexandre ou de R. Lino e Paulo Teixeira, de Gonçalo M. Tavares ou a escritora brasileira Christina Ramalho.»
Do Prefácio

«Os livros antigos pagam liberalmente a quem os atura. Não há velhice mais dadivosa e agradecida do que a deles. Sentam-se connosco à sombra de árvores, suas coevas, e contam-nos coisas que viram os plantadores das árvores. Nos silêncios das noites geadas dos nossos Janeiros, eles, que os contam aos centos, aconchegam-se de nós e conversam com o mesmo afecto das tardes estivas, embora o frio lhes esteja orvalhando os pergaminhos das capas. Óptimos amigos que nem quando nos adormecem se agastam, e até sofrem ser ouvidos sem ser escutados!»
Camilo Castelo Branco, Cavar em Ruínas (1867)

A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura

Presenças clássicas nas literaturas de língua portuguesa - Volume VI

de Cristina Pimentel e Paula Morão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895663071
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: novembro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 226 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 430
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789895663071

Um conjunto de ensaios fundamental

J.S.

Temos aqui mais um volume de ensaios, em torno de obras muito importantes da nossa literatura, da autoria de professores e investigadores muito reconhecidos. Recomendo

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU