10% de desconto

A Indústria do Holocausto

Reflexões sobre a exploração do sofrimento dos judeus

de Norman G. Finkelstein
Editor: Antígona, fevereiro de 2024 ‧
16,00€
14,40€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Nesta obra iconoclasta e polémica, Norman G. Finkelstein analisa a exploração da memória do holocausto nazi como arma ideológica, ao serviço de interesses políticos e económicos, pelas elites judaicas norte-americanas.

A Indústria do Holocausto (2000) traça a génese de uma imunidade que exime o Estado de Israel - um trunfo estratégico dos EUA depois da Guerra dos Seis Dias - de qualquer censura e lhe permite justificar expedientes ofensivos como legítima defesa.

Este ensaio essencial sobre a instrumentalização e monopolização de uma tragédia - eclipsando outras vítimas do genocídio nazi - denuncia ainda a perturbadora questão do aproveitamento das compensações financeiras devidas aos sobreviventes.

A Indústria do Holocausto

Reflexões sobre a exploração do sofrimento dos judeus

de Norman G. Finkelstein

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726084624
Editor: Antígona
Data de Lançamento: fevereiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 210 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789726084624

Um choque

Sandra

Este livro continua relevante, porque o problema aqui diagnosticado (o uso de um evento histórico para extorquir dinheiro e obter justificação moral) ganhou entretanto contornos ainda mais graves, os da repetição do genocídio, que se prometeu não mais deixar voltar a acontecer.

O outro lado da Shoa

Bruno Carvalho

Uma obra desassombrada, reveladora dos usos e abusos da memória histórica do genocídio que marcou o séc XX.

SOBRE O AUTOR

Norman G. Finkelstein

Filho de sobreviventes do gueto de Varsóvia e dos campos de concentração, Norman G. Finkelstein (n. 1953) cresceu em Brooklyn e doutorou-se em Ciência Política por Princeton, em 1987, com uma tese sobre o sionismo. Académico e ativista, elegeu o Holocausto e a história trágica de Gaza como temas da sua obra, elogiada por Chomsky, e é uma das poucas vozes na comunidade de judeus norte-americanos que contestaram a violência exercida por Israel sobre o povo palestiniano. Persona non grata em Israel desde 2008, demitido da Universidade DePaul por pressões de lobbies judaicos, é autor de A Nation on Trial (1998) e de Gaza: An Inquest into its Martyrdom (2018). A Indústria do Holocausto (2000) catapultou-o para a cena mediática e fê-lo enfrentar a censura, boicotes e difamações.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU