30% de desconto

A Incrível História de António Salazar

O ditador que morreu duas vezes

de Marco Ferrari

editor: Objectiva, maio de 2021
Esta é a história do princípio do fim de um ditador
VENDA O SEU LIVRO i
Na sequência da famosa queda da cadeira, Marcello Caetano é chamado a substituir Salazar no cargo de presidente do Conselho. No entanto, num país dividido entre os que apoiavam o regime e os que eram aterrorizados pela mão de ferro repressiva da PIDE, a situação semicomatosa de Salazar foi mantida em segredo, inclusive do próprio.

Ao longo dos dois anos seguintes, o seu gabinete encenava, diariamente, uma farsa para manter o ditador na ignorância sobre a mais real das quedas: a do poder. Reuniões de conselho e visitas de Estado, entrevistas de rádio e televisão, até uma impressão diária exclusiva do Diário de Notícias - um quotidiano imaginário e escrupulosamente montado para manter na ilusão de poder o líder de um governo autoritário e brutal, responsável pela morte de 22 800 portugueses.

Baseando se nos testemunhos recolhidos dos 20 000 resistentes presos pela PIDE e das suas práticas implacáveis de terror, Marco Ferrari, escritor e jornalista, devolve à nossa memória colectiva a verdade sobre os dois estranhos anos em que Portugal viveu em coma, com um velho ditador que já não o era.

Uma investigação minuciosa a um período em que a realidade superou a ficção: a queda de Salazar - da cadeira, do poder e da vida.

A Incrível História de António Salazar

O ditador que morreu duas vezes

de Marco Ferrari

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897842382
Editor: Objectiva
Data de Lançamento: maio de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789897842382
e e e e e

Salazar morreu duas vezes

Cláudia Santos

Uma obra que me ensinou aquilo que não vivi. A mentalidade que não experienciei. A tortura de que não falo porque não fui uma das torturadas. Mas posso dizer que aprendi aquilo que os outros viveram. Em duas perspetivas. A dos supliciados e a dos que ordenavam as súplicas. Porque há sempre mais do que um lado da história.

Marco Ferrari

Marco Ferrari nasceu em La Spezia, Itália, em 1952. Jornalista e escritor, é autor de vários romances e ensaios. Estreou-se na ficção com Tirreno, em 1988, a que se seguiram I sogni di Tristan, Cuore Atlantico, Un tango per il duce, entre outros. Na ensaística, publicou Mare Verticale e Rosalia Montmasson, l’angelo dei mille. Da sua afeição à cultura de língua portuguesa, nasceram os romances Ti ricordi Glauber, Le nuvole di Timor e Alla rivoluzione sulla Due Cavalli. Este último daria origem ao filme homónimo de Maurizio Sciarra que seria distinguido com o Leopardo de Ouro na edição de 2001 do Festival de Locarno.

(ver mais)
Crónica de uma Deserção

Crónica de uma Deserção

30%
Âncora Editora
13,60€ 20% + 10% CARTÃO
Angola, Missão (Im)Possível

Angola, Missão (Im)Possível

30%
Editorial Caminho
12,72€ 20% + 10% CARTÃO