A Finitude do Infinito
O Itinerário teologal do homem em Xavier Zubiri
de João António Pinheiro Teixeira
editor:
UCP Editora, dezembro de 2007
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Esta obra estrutura-se em cinco grandes momentos: horizonte teologal da obra zubiriana, o Homem como expressão finita de Deus (religação), Deus como aspiração infinita do Homem (religião), o encontro entre a expressão finita de Deus e a aspiração infinita do Homem (cristianismo) e uma súmula das aquisições, limites e perspectivas da obra zubiriana.
«O Homem é o modo finito de ser Deus» desponta como uma espécie de motivação que subjaz a todo o texto: por estranho que pareça, o finito aparece como uma realização do infinito sem que tal finitude o menorize, apouque ou desfigure.
O assumir da finitude por parte do infinito configura uma poderosa certificação da sua infinitude: esta é de tal ordem que até acolhe o finito sem deixar de ser infinito. O infinito é-o tanto mais quanto menos se fecha sobre si mesmo e quanto mais integra o finito. O finito, neste caso, não constitui uma limitação, nem tão-pouco um acréscimo ao infinito. Constitui, antes, uma presença, uma plasmação, uma epifania.
No fundo, o que se pretende é pensar Deus e o Homem como intersignificantes, partindo do princípio de que Deus só é pensável com o homem e de que o homem nunca é pensável sem Deus.
«O Homem é o modo finito de ser Deus» desponta como uma espécie de motivação que subjaz a todo o texto: por estranho que pareça, o finito aparece como uma realização do infinito sem que tal finitude o menorize, apouque ou desfigure.
O assumir da finitude por parte do infinito configura uma poderosa certificação da sua infinitude: esta é de tal ordem que até acolhe o finito sem deixar de ser infinito. O infinito é-o tanto mais quanto menos se fecha sobre si mesmo e quanto mais integra o finito. O finito, neste caso, não constitui uma limitação, nem tão-pouco um acréscimo ao infinito. Constitui, antes, uma presença, uma plasmação, uma epifania.
No fundo, o que se pretende é pensar Deus e o Homem como intersignificantes, partindo do princípio de que Deus só é pensável com o homem e de que o homem nunca é pensável sem Deus.
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789725401613 |
Editor: | UCP Editora |
Data de Lançamento: | dezembro de 2007 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 247 x 283 x 289 mm |
Páginas: | 512 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Fundamenta |
Classificação temática: | Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Teológicos |
EAN: | 9789725401613 |
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