A Evolução para todos
Como a teoria de Darwin pode mudar a nossa forma de pensar na vida
SINOPSE
Porque é que os cães têm caudas enroladas?
O que nos podem dizer os micróbios sobre a moral?
Estas e muitas outras questões são abordadas pelo célebre evolucionista David Sloan Wilson em Evolução para Todos, uma obra inteligente e inovadora. Com histórias tão cativantes como informativas, Wilson descreve os princípios básicos da evolução e mostra como, se devidamente entendidos, estes princípios podem lançar luz sobre todos os aspectos da criação, desde a origem da vida à natureza da religião.
Como nos elucida Wilson, a evolução não se limita aos dinossauros e à origem do homem: ela explica as razões pelas quais todas as espécies se comportam de determinada forma, desde escaravelhos que devoram as crias a abelhas que funcionam como um cérebro colectivo e a cães que são mais inteligentes em alguns aspectos do que os nossos parentes símios mais chegados. Os princípios evolutivos básicos são também o fundamento da capacidade humana para o pensamento simbólico, a cultura e a moral.
Por vezes intensa, provocadora, e ousadamente divertida, a obra A Evolução para Todos aborda algumas das questões sociais e filosóficas mais profundas desta ou de qualquer época. Ao ajudar-nos a entender de uma forma mais completa os seres humanos e o seu lugar no mundo, poderá também ajudar-nos a melhorar esse mesmo mundo.
«[Evolução para Todos] é um contributo notável. Nenhum outro autor conseguiu combinar o domínio total de uma matéria com uma explicação tão clara e interessante do seu significado para o autoconhecimento humano. Tendo como público-alvo o leitor não-especializado e, no entanto, rica em ideias suficientemente originais para cativarem intelectuais, esta é verdadeiramente uma obra para a nossa época.»
Edward O. Wilson, vencedor do prémio Pulitzer e autor de A Criação
CRÍTICAS
«A Evolução para Todos é uma obra divertidíssima. Mas não se deixe iludir, pois David Sloan Wilson é um grande biólogo que, por acaso, também é um contador de histórias fantástico.»
Sarah B. Hrdy, autora de Mother Nature
«Em geral, existem dois tipos de livros científicos: os que são escritos para cientistas profissionais e os que são escritos para o público em geral. De vez em quando, surge uma obra que faz a ponte entre estes dois mundos. É o caso de A Evolução para Todos: trata-se de uma narrativa bem escrita e cativante, que pode ser apreciada por qualquer pessoa, mas contendo ideias originais que devem ser lidas por cientistas profissionais pelo valor que têm para o desenvolvimento da ciência. Fiquei espantado com as novidades que Wilson introduz e com a quantidade de novas ideias que apresenta; assim, neste caso, ‘qualquer pessoa’ significa isso mesmo: tanto meros curiosos sobre a matéria, como cientistas profissionais.»
Michael Shermer, editor da revista Skeptic, colunista da Scientific American e autor da obra Why Darwin Matters
«Esta história cativante, uma síntese inovadora e inesquecível que abrange biologia, psicologia, religião e política, representa a biologia evolutiva no seu melhor.»
Martin Seligman, Professor de Psicologia e Director do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789896162832 |
| Editor: | Gradiva |
| Data de Lançamento: | março de 2009 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 135 x 208 x 34 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 558 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
História e Metodologia Científica
|
| EAN: | 9789896162832 |
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
De Marx a Darwin10%Gradiva13,12€ 10% CARTÃO
-
Deus Cérebro10%Oficina do Livro17,90€ 10% CARTÃOportes grátis