A Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo

de António Barbedo de Magalhães

editor: Publindústria, março de 2014
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Muita gente pensava que a educação só mudaria quando mudasse a cultura, como se a educação fosse sempre, e necessariamente, a última carruagem da mudança. Assim foi, de fato, durante séculos, em diferentes períodos da história de diversos povos.
A história da evolução dos modelos educativos mostra, no entanto, que nem sempre foi assim. Muito pelo contrário, se a China foi o maior e o mais civilizado império do mundo durante muitos séculos, isso deve-se, em grande parte, ao modelo educativo desenvolvido por Confúcio e outros filósofos e educadores chineses desde 500 a. C.
Se a Grécia se tornou tão influente, no Próximo Oriente e na Europa, foi porque os curiosos cientistas e filósofos gregos, a partir de há dois mil e quatrocentos anos, introduziram formas de pensar e modelos educativos absolutamente inovadores, de que ainda hoje beneficiamos.
Só por estes dois exemplos podemos ver a importância de conhecer a evolução dos modelos educativos para tirarmos lições úteis para hoje reformularmos as nossas formas de pensar e de educar, adaptando-as às necessidades de um mundo em permanentes mudanças, cada vez mais rápidas e imprevisíveis.
É este o objetivo deste livro.

Índice
Agradecimentos
Prefácio
1. Educação e Sociedade

2. Modelos Educativos Clássicos
2.1. Um instrumento para disciplinar e moldar mentes
2.2. Egito antigo: educação utilitária
2.3. Índia antiga: disciplina espiritual
2.4. China: moldar comportamentos e preparar funcionários imperiais
2.5. Grécia: aprender a pensar com rigor e independência
2.6. Roma: engenharia e direito
2.7. Educação religiosa e clássica na Europa medieval e no Mundo Árabe

3. O paradigma educativo da era industrial e o ensino técnico: uma conceção reducionista da pessoa

4. Desenvolvimento de modelos e práticas educativas nos finais do século XIX e princípios do século XX
4.1. Jules Ferry e o desenvolvimento da escola gratuita, laíca e obrigatória em França
4.2. Kerschensteiner e o Sistema Dual alemão
4.3. John Dewey e a educação experiencial
4.4. O movimento das Escolas Novas e da Escola Moderna, a Escola da Ponte e o paradigma da pedagogia social de autodesenvolvimento

5. Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido

6. A pedagogia da Obra de Rua "O Gaiato"

7. Sistemas educativos altamente valorizados pelo PISA: os casos da Finlândia, da Coreira do Sul e de Shanghai

8. Algumas mudanças na educação em Portugal depois de 25 de Abril de 1974

9. Os progressos da psicologia e das ciências neurobiológicas abriram caminho a novas visões sobre a educação

10. Necessidade de desenvolver e aplicar novos modelos educativos

11. Pegagogias para desenvolver atitudes cidadãs responsáveis e responder aos desafios da atualidade
11.1 Informação, conhecimento e sabedoria
11.2 A pirâmide das aprendizagens
11.3 A avaliação desempenha um papel muito importante na educação

12. O Modelo de Bolonha e a formação de Engenheiros do Renascimento do Século XXI

13. As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), o surgimento de novas ferramentas pedagógicas e a formação de engenheiros-cidadãos para o Mundo Referências Bibliográficas Referências Sitiográficas

A Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo

de António Barbedo de Magalhães

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897230653
Editor: Publindústria
Data de Lançamento: março de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 239 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 113
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação
EAN: 9789897230653
António Barbedo de Magalhães

António Barbedo de Magalhães é Professor Emérito da UP na FEUP, com a tarefa de desenvolver novas metodologias multidisciplinares de ensino e aprendizagem e a educação informal. Engenheiro Mecânico pela FEUP e doutor em Metalurgia pela Universidade de Gand, é autor de cinco patentes de invenção de tecnologias da fundição. Foi responsável pela criação do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais, envolvendo 12 das catorze faculdades da UP. Lançou, em 2004, os projetos liderados por estudantes. Participou no lançamento da primeira disciplina de Global Engineering lecionada simultaneamente na FEUP e na Universidade de Maryland, EUA, por videoconferência. Desenvolveu numerosas ações de solidariedade com o povo timorense e escreveu sete livros sobre o assunto. É o Coordenador de Novos Paradigmas, Debates e Iniciativas na FEUP.

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