A Espanha dos Torquemada

de Béatrice Leroy

editor: INQUERITO, março de 2006
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Para quem gosta daquilo que a História, mesmo limitada aos factos e narrada com fidelidade, tem de dimensão psicológica e de intriga, este é um livro a ler. O objectivo da autora é explicar como ao longo do século XV surgiram, se metamorfosearam e finalmente desabrocharam os factores que culminaram com a expulsão dos judeus da Espanha católica, no mesmo ano em que Colombo chegava à América. Na verdade, trata-se de uma caracterização política, religiosa e parcialmente económica da Península Ibérica (Portugal é continuamente referido) durante aquele período.

A obra culmina com a apresentação de dois personagens que, de certa forma, sintetizam as sensibilidades antagónicas do século: o cardeal João Torquemada, humanista inteligente e piedoso, defensor católico dos judeus; e Tomás de Torquemada, sobrinho do primeiro, responsável máximo da Inquisição de Castela e Aragão, e, desde então, a personificação da própria crueldade.

A Espanha dos Torquemada

de Béatrice Leroy

Propriedade Descrição
ISBN: 5603121290043
Editor: INQUERITO
Data de Lançamento: março de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 228 x 10 mm
Páginas: 180
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 5603121290043
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e E

A Espanha dos excessos

Luís Miguel

Um período negro, que ainda nos fascina na tentativa de compreender os excessos de um catolicismo desenfreado, com repercussões até hoje. Portugal por arrasto. Muito bem escrito.