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A Escola: do Edifício aos Territórios

O Caso da Cidade do Porto

de Ana Paula de Nápoles
editor: Cordão de Leitura, maio de 2014
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O conceito de planeamento e urbanismo escolar resgatou, desde sempre, as influências da organização e municipalização da rede escolar e das correntes urbanísticas que colocaram, gradualmente, o edifício nos territórios. A escola, enquanto edifício, é, por outro lado, um conceito que reflecte as propriedades emergentes da produção normativa, das técnicas construtivas e da necessidade de a posicionar no desenho urbano, como complemento. Quando a Administração Pública assume em definitivo a promoção do planeamento escolar, surge a questão dos limites da respectiva prestação, nomeadamente na função geradora do edificado escolar na malha urbana: cria desenhos novos, alguns acrescentos morfotipológicos ou conforma-se simplesmente ao traçado preexistente?

A partir da cidade do Porto, esta investigação propôs-se analisar os processos e concretizações relativos à morfologia escolar. Com base numa amostra de 105 edifícios escolares, foi adoptado como procedimento metodológico o levantamento de fontes escritas e cartográficas de forma a individualizar e interpretar conjuntos morfológicos tirados a partir da implantação diferenciada dos três tipos de edifício, liceu, escola técnica e escola primária. Revisitam-se, por isso, todos os liceus, desde os primeiros, os Liceus D. Manuel II e Alexandre Herculano, ambos do arquiteto Marques da Silva até aos últimos, o Garcia de Orta e o Porto NE da responsabilidade da Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário. Revisitam-se igualmente as escolas técnicas da cidade, desde a Infante D. Henrique até à Ramalho Ortigão e, por último, todas as escolas primárias que completaram a malha escolar do Porto. Esta obra resulta de parte da Tese de Doutoramento em Geografia Humana - Planeamento e Urbanismo (pré Bolonha) apresentada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pretende, acima de tudo, demonstrar que o posicionamento do edifício escolar na matriz urbana portuense gerou centralidades, espaços, formas e desenhos urbanos. Cumpriu, por isso, a sua função geradora de malha urbana.

A Escola: do Edifício aos Territórios

O Caso da Cidade do Porto

de Ana Paula de Nápoles

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898574237
Editor: Cordão de Leitura
Data de Lançamento: maio de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 238 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789898574237
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Lições Técnicas e Emocionais

Luis Russell

Porto. 1980. Escola Secundária Infante D. Henrique. Luis, escondido atrás das suas borbulhas de adolescente, entrou hesitante na sua nova escola. Que lugar estranho, pensou. Que escola velha, respondeu à pergunta da professora que o recebeu e mostrou interesse por primeiras impressões. Vetusta, respeitável e imponente, queres tu dizer, retorquiu a empática mestra. Luis não sabia o significado de vetusta nem de imponente, mas não quis dar parte de fraco e percebeu que estava dentro de um pedaço de história. Luis, agora grisalho e sem borbulhas, anda a tentar completar a sua própria história, um puzzle com mil e uma peças, muitas delas inatingíveis. O livro A Escola: do Edifício aos Territórios é uma dessas peças 'sine qua non' para quem frequentou os edifícios das escolas secundárias, nos territórios Invictos, Leais e Mui Nobres. Felizmente é uma das peças que conseguimos alcançar - obrigado.

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