A Economia Portuguesa Livro
Formas de Economia Política numa periferia persistente (1960-2017)
de José Reis
Sobre
o LivroEste livro é sobre o Portugal de hoje. Assenta em ideias simples: uma economia deve ser encarada como um sistema de produção e provisão capaz de criar riqueza, de a repartir de modo justo e de satisfazer as necessidades coletivas; a valorização do trabalho constitui o mais sólido mecanismo de inclusão social; a evolução resulta de deliberações explicitas ou implícitas, isto é, de formas de economia política.
Percorrem-se as caraterísticas estruturais da economia portuguesa, desde que nos anos sessenta se industrializou sem valorizar o trabalho, coagindo a emigrar, passando pela democracia, que pela primeira vez criou massivamente emprego, e pela integração europeia. É na UEM e na financeirização que ela representa que se encontra a chave para compreender os problemas dos nossos dias.
Excelente livro para se entender como a economia portuguesa se caracteriza atualmente e como aqui se chegou, devidamente contextualizada. De leitura acessível e muita qualidade.
Uma excelente resenha do contexto económico nacional no passado recente. Bastante interessante para se perceber, melhor, o contexto em que hoje vivemos.