A Devastação do Silêncio

de João Reis; Ilustração: Mantraste

editor: Elsinore, abril de 2018
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«A noite levava-nos a pensar, a imaginar comida, a nossa casa, mais comida, terríveis cenas de infância, essa época abominável, misturavam-se com imagens de comida e exponenciavam o nosso suplício (…) tornava-se incomodativo e alguns choravam, para em seguida se rirem. Terminadas as lamúrias, tudo corria melhor, fazia-se silêncio, podia-se dormir.»

A Grande Guerra assola a Europa do início do século XX. Um capitão do Corpo Expedicionário Português encontra-se num campo de prisioneiros alemão, sem documentos que atestem a sua patente de oficial, obrigado a partilhar a vida e o destino dos seus conterrâneos mais pobres. Tem fome, ouve detonações constantes, observa, sonha, procura um sentido para tudo aquilo que o rodeia, tenta terminar o relato de uma estranha história sobre cientistas alemães e gravações de voz, procura desesperadamente o silêncio e, acima de tudo, a paz das coisas simples.

«Um humor sarcástico e subtil que se vê pouco na literatura lusa.»
Público

«No intrincadíssimo horizonte da atual literatura portuguesa, João Reis oferece uma marca de singularidade muito original.»
Jornal de Letras

A Devastação do Silêncio

de João Reis; Ilustração: Mantraste

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898864307
Editor: Elsinore
Data de Lançamento: abril de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 227 x 13 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789898864307
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Brilhante

Cátia

Simplesmente brilhante. Talvez o único verdadeiro romance português sobre a guerra mundial (não é um romance histórico delicodoce). O humor sarcástico de João Reis é imbatível e não tem par na literatura portuguesa. Narrativa construída de forma inteligente.

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Interessante

Ana Rita Ramos

Um prisioneiro de guerra português relata de forma sarcástica e com humor os episódios por que passou enquanto está com um amigo no momento presente num restaurante. Feita de avanços e recuos a narrativa é cheia de peripécias e barulhos. Ao mesmo tempo o protagonista buscava apenas o silêncio no meio da guerra.

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João Reis é sempre uma boa escolha

Marcia

João Reis é um dos meus autores favoritos do momento. Um autor com uma escrita muito especial. Muito perspicaz, usa de alguma ironia que, somada à forma como conduz a narrativa, torna única a experiência de leitura dos seus livros.

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Que bela novela, é o nosso “deserto dos tártaros”

Miguel

Um capitão do corpo expedicionário português prisioneiro num campo na Alemanha, tudo por um tempo indeterminado. Uma narrativa essencialmente introspetiva, salpicada por momentos num período posterior com dois amigos à conversa num café. Esta organização da narrativa, e algum humor subtil por vezes negro, é suficiente para tornar leve a introspeção pesada, marcada pela fome e demais condições deploráveis dos prisioneiros de guerra. Um quadro onde o fatal silêncio é afinal a única bênção. O livro é acompanhado por interessantes ilustrações, de traço simples, preto e grosso, recriando quadros ou flaches da narrativa. A edição, capa e papel de luxo, revelam o enorme respeito que a editora teve por este livro.

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Silêncio, que este livro é brilhante!

Fábio Lavos Martins

Terceiro livro,terceira obra prima. É tão curto e sintético quanto isto. Depois da vertigem perturbadora da " noiva do tradutor" e da delicadeza comovente de " a avó e a neve russa", a capacidade de criação de universos distintos é, uma vez mais, sublinhada neste livro. Numa abordagem despojada,mordaz e arrojada do universo absurdo da primeira grande guerra, o autor coloca-nos sob a pele de um militar português, destituído das supostas credenciais,e aprisionado num campo de concentração alemão para militares rasos. Como se o absurdo e a atrocidade fosse hierarquizavel. Como se fizesse sentido graduar o horrível. João Reis é, provavelmente,o mais fulgurante escritor português contemporâneo. Impar capacidade de despir a humanidade de presunções, olha-la com clareza,e, em todas as arestas da sua existência, mostrar a sua sedutora imperfeição. Inteligência absoluta ao serviço de um autor que se revela tao estimável como a sua obra. Perfeito

João Reis

João Reis (Vila Nova de Gaia, 1985) é autor de vários romances: A Noiva do Tradutor (2015|2019); A Avó e a Neve Russa (2017), finalista do Prémio Fernando Namora; A Devastação do Silêncio (2018), semifinalista do Prémio Oceanos 2019; Quando Servi Gil Vicente (2019), também finalista do Prémio Fernando Namora; e Se com Pétalas ou Ossos (2021). O seu romance Bedraggling Grandma with Russian Snow está nomeado para a edição de 2022 do Dublin Literary Award. Os seus livros foram já publicados nos EUA, no Brasil, na Sérvia e na Geórgia.

Em 2015, foi finalista do Bare Fiction Prize, na categoria «flash fiction», e, em 2018, foi-lhe atribuída uma das bolsas de criação literária da DGLAB. Licenciado em Filosofia, fundou a Eucleia Editora (da qual foi editor durante dois anos), viveu e trabalhou na Escandinávia e traduz obras de línguas escandinavas para português.

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