A Descolonização da História

Portuga, a África e a desconstrução de mitos historiográficos

de Isabel Castro Henriques

editor: Caleidoscópio, outubro de 2020
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro, que reúne um conjunto de textos escritos ao longo de quarenta anos e dispersos em publicações de natureza diversa, nem sempre de acesso fácil, tem como objectivo contribuir para uma renovação da historiografia portuguesa que se ocupa dessa vertente da História marcada pelas relações dos Portugueses com os Africanos, numa perspectiva de longa duração. Este estudo procura reflectir sobre as perspectivas e as formas de elaboração portuguesas da história relativa à África e aos Africanos, privilegiando uma leitura crítica das coordenadas teóricas-conceptuais que marcaram os particularismos da experiência portuguesa, associada ao estudo de diferentes situações históricas vividas entre os séculos XV e XX.

Se uma primeira vertente visa proceder a uma revisão da história colonial portuguesa, desmontando conceitos e apontando novos caminhos para a compreensão da história africana e da história portuguesa, uma segunda linha de estudo privilegia o documento iconográfico como fonte histórica, sublinhando a sua dimensão histórica e informativa, mostrando as formas plásticas portuguesas, que são também europeias, de desvalorização das populações africanas e reflectindo os conceitos e as noções que estruturaram a leitura colonial do Outro. Finalmente, este estudo procura pôr em evidência a natureza sempre inédita das fontes históricas - escritas, orais, materiais -, cuja interpretação depende inevitavelmente das ‘lentes’ teóricas e conceptuais utilizadas na sua leitura, que permitem rever e renovar temas ‘velhos’, possibilitando novas abordagens, interpretações e interrogações.

Descolonizar a história é libertar a reflexão histórica dos valores fundamentais da dominação, através do conhecimento das nossas realidades do passado, mas também devolvendo a palavra aos excluídos da história e reconhecendo a autonomia e a singularidade dos seus percursos históricos seculares.

A Descolonização da História

Portuga, a África e a desconstrução de mitos historiográficos

de Isabel Castro Henriques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896585693
Editor: Caleidoscópio
Data de Lançamento: outubro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 238 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 318
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da África
EAN: 9789896585693
Isabel Castro Henriques

Isabel Castro Henriques nasceu em Lisboa em 1946, tendo-se licenciado em História em 1974, na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne. Em 1993, doutorou-se em História de África na mesma universidade francesa, com uma tese consagrada ao estudo da Angola oitocentista, numa perspetiva de longa duração. Professora Associada com Agregação do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, introduziu os estudos de História de África em 1974, orientou teses de mestrado e doutoramento e ensinou durante quase 40 anos História de África, História do Colonialismo e História das Relações Afro-Portuguesas, desenvolvendo hoje a sua investigação histórica sobre África e sobre os Africanos no CEsA/ISEG-Universidade de Lisboa. Além de trabalhos científicos de natureza diversa, como projetos de investigação, programas museológicos, exposições, documentos fílmicos, colóquios e congressos, seminários, conferências, publicou dezenas de artigos e livros centrados nas temáticas históricas africanas.

(ver mais)
O Colonialismo Português em África

O Colonialismo Português em África

10%
Edições 70
29,70€ 10% CARTÃO
portes grátis
O Colonialismo Português

O Colonialismo Português

10%
Edições Humus
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis