A Conspiração Oligárquica Livro
de Rui Ramos
Sobre
o LivroO historiador Rui Ramos explora neste livro a tese de que a democracia portuguesa gerou "uma classe dirigente especializada", a que chama "oligarquia", que no decorrer da sua evolução foi dominando a economia e o espaço público através do Estado. É desta forma que surge a chamada "conspiração oligárquica", em larga medida protagonizada pelo Partido Socialista, por ser o partido que controla o Estado desde meados da década de 90. A partir de uma base de recrutamento restrita ("uns quantos amigos e umas quantas famílias"), formou-se um poder ideologicamente indefinido mas muito forte, que hoje domina o país.
A Conspiração Oligárquica reúne num só volume meia centena de artigos que Rui Ramos - um dos melhores e mais sólidos colunistas nacionais - publicou ao longo dos últimos anos no Observador, desde o fim do governo de Passos Coelho até praticamente ao fim do governo de António Costa, oferecendo um conjunto de chaves únicas para a compreensão de Portugal.
Existe uma perspectiva sinistra: é que o país passe a desprezar esta oligarquia e estas instituições, mas sem ter alternativa para as substituir, porque nunca serão alternativa meia dúzia de populistas de televisão e uns quantos saudosos do Gulag e do muro de Berlim. Continuaríamos, assim, a escolher governantes no menu actual, mas cada vez mais compenetrados de que iríamos ser sempre mal servidos. Neste caso, não é
apenas o regime que está em risco. É o país, destinado ao que só pode ser um arrastado exercício de cinismo e decadência.
Em "Introdução"
Um brilhante retrato do regime português, que mantém o país estagnado há décadas e destrói o sonho das novas gerações de convergência com os padrões da Europa desenvolvida. Neste livro, Rui Ramos reúne umas dezenas de crónicas que publicou no Observador entre 2014 e 2019, apanhando a fase final do governo de Passos Coelho e o governo de António Costa apoiado na "geringonça". Embora tenha sido publicado em Maio de 2019, e eu leia regularmente os artigos de Rui Ramos, apenas deparei com este livro numa incursão à Fnac. Tem 170 páginas e o formato de livro de bolso, foi-me acompanhando e li-o durante uns dias. Com a perspectiva de um historiador, Rui Ramos defende a tese de que o regime português criou uma classe política de dirigentes, que se transformou numa “oligarquia”, que foi dominando a economia e a sociedade através do aparelho do Estado. Dai o título do livro - “Conspiração Oligárquica”.