10% de desconto

A Cons-Ciência da Linguagem

Perspetivação histórica da gramática seguida de reflexões sobre gramática e linguagem

de Conceição V. Lopes

editor: Edições Colibri, junho de 2016
Este livro procura compreender os fundamentos fisiológicos da linguagem e relacioná-los com a sua função simbólica. Poderão os processos linguísticos reduzir-se a mecanismos biológicos, tendo como base redes de conexões neuronais ou deverão integrar-se no alargado domínio da cognição, pondo em jogo a complexidade da consciência humana? Como equacionar a relação entre mente e cérebro? Quais os mecanismos que suportam a interiorização das regras básicas de uma língua? O presente trabalho tenta responder a estas questões, analisando criticamente algumas teorias que têm sido propostas nestes domínios.

Clarifica, ainda, a noção de gramática, começando por delinear o percurso evolutivo das gramáticas portuguesas. A gramática pode ser tomada em sentido estrito ou lato, remetendo para sistematizações linguísticas locais ou para processos cognitivos complexos. Como relacionar os conceitos de gramática e linguagem? Os animais não falam. Por isso, não lhes atribuímos razão nem conhecimento. Quer o desenvolvimento individual quer o progresso das sociedades humanas caminham de mãos dadas com a linguagem, a qual se revela um instrumento valioso, imprimindo características únicas à nossa espécie.

A Cons-Ciência da Linguagem

Perspetivação histórica da gramática seguida de reflexões sobre gramática e linguagem

de Conceição V. Lopes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896895778
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: junho de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 228 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 344
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Leituras Orientadas Livros em Português > Literatura > Linguística e Filologia
EAN: 9789896895778