A Confraria do Vinho Livro
de John Fante
Sobre
o LivroA Editorial Teorema orgulha-se de revelar ao leitor português o grande escritor americano John Fante, incansável colaborador de revistas de prestígio como a Harper’s e a Esquire, lacaio de Hollywood que desperdiçou o seu talento e autor de vários livros que fizeram dele um Deus para escritores como Bukowski.
Fante, á imagem de Knut Hamsun que muito admirava, teve uma vida duríssima: passou fome, vagabundeou sem descanso, viveu em sórdidos motéis, envolveu-se com as mulheres erradas, trabalhou numa fábrica de conservas e como condutor de autocarros, teve graves problemas com o álcool, proclamou que era um génio incompreendido…Como natural consequência desta vida instável, a sua produção literária foi muito irregular, chegando a deixar passar vinte anos entre um romance e outro.
A Confraria do Vinho, romance claramente autobiográfico, é uma evocação e reconstrução da rude figura do pai e, ao mesmo tempo o retrato terno e cheio de humor de uma família de imigrantes italianos em crise. Este romance, cuja escrita atribulada chegou a levar Fante a declarar que o detestava, acabou por ser por ele considerado como a sua melhor obra e o que mais lágrimas lhe fez derramar.