A Coisa Mais Preciosa que Temos

de Carlos Fiolhais
Editor: Gradiva, abril de 2002 ‧
Neste livro que prende e interpela o leitor, Carlos Fiolhais, físico, professor e grande comunicador, começa por explicar o trabalho do cientista, o modo como se distingue de outras actividades humanas, a criação da ciência e, depois, o seu ensino e divulgação junto do grande público.

Reflectindo sobre o modo como a ciência e a cultura científica têm sido encaradas no nosso país, o autor subscreve e fundamenta a conclusão inevitável de que Portugal deve a si próprio um encontro mais fecundo com a ciência e a tecnologia, um encontro com o progresso, com o futuro.

Mas, perguntará o leitor que ficou curioso com o título: «Qual é, afinal, a 'coisa mais preciosa que temos'?» O título foi retirado de uma famosa citação daquele que é talvez o maior cientista de todos os tempos, Albert Einstein. Esteja o estimado leitor descansado que, se ainda não sabe, não vai tardar a saber. Encontrará a resposta logo no final do primeiro capítulo. E perceberá melhor porquê ao longo de todo o livro.

Carlos Fiolhais

CARLOS FIOLHAIS nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física pela Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica pela Universidade Goethe, em Frankfurt, é Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000 e director do Centro de Física Computacional, onde realiza investigação. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos.

Publicou mais de 20 livros, incluindo o manual universitário Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio (em co-autoria), as obras de divulgação científica Física Divertida e Computadores, Universo e Tudo o Resto (editadas pela Gradiva), o livro de ciência infantil Ciência a Brincar (em co-autoria) e vários manuais escolares de Física e Química do 8.º ao 12.º ano (em co-autoria).

Ganhou em 1994 o Prémio União Latina / JNICT de tradução científica, com a obra Física Nuclear. Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial da revista Europhysics News da Sociedade Europeia de Física.

Participa em numerosas acções, conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica.

A Coisa Mais Preciosa que Temos

de Carlos Fiolhais

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726628651
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789726628651
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Carlos Fiolhais

Doutorado na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, em 1982, Carlos Fiolhais é professor de Física na Universidade de Coimbra (aposentado). Publicou mais de 70 livros, alguns deles editados noutros países, entre os quais onze (doze com este) ensaios na Gradiva, e 37 manuais escolares. Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos em Portugal. Foi agraciado com vários prémios e distinções, entre os quais o Globo de Ouro em Ciência da Sic e a Ordem do Infante D. Henrique. A Câmara Municipal de Coimbra criou uma biblioteca com o seu nome.
Escreve atualmente para o Correio da Manhã e o Jornal de Letras, mantém o blogue De Rerum Natura e dinamiza o podcast do jornal Público «Mais Lento do que a Luz», em parceria com o bioquímico David Marçal.
Dirige desde o número 200 a coleção «Ciência Aberta» da Gradiva. Codirigiu as Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa e a História Global de Portugal publicadas pela Temas e Debates.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU