A Cidade no Bolso
de Mário Cláudio
Sobre
o Livro"A Cidade no Bolso" é um conjunto de textos que Mário Cláudio foi escrevendo sobre o Porto, cidade onde nasceu e reside, datados de 1985 a 1997, organizados como se da montagem de uma exposição se tratasse, por Laura Castro. Textos que «balançam entre o acidental e o perpétuo», escritos num movimento que «arrasta factos de outras épocas e os confronta com aqueles a que assistimos».
"A Cidade no Bolso" é assim uma espécie de guia pessoal para um melhor conhecimento do Porto e dos seus lugares, de "perfeição" mas também de "imperfeição", as suas praças e bairros, as margens do rio, os seus jardins, casas e igrejas, mercados e museus, cafés e restaurantes, alguns escritores e artistas que lhe estão ligados, as gentes e os hábitos. Com fotografias de Luís Romão.
O Porto, numa palavra, tão característico como é, pelo seu carácter e pelos seus costumes, resume Portugal na sua velha feição municipalista, que foi a primeira que ele teve e pela qual se fez reino e Estado independente.
João Chagas