A Casa Livro
de Paco Roca
Sobre
o LivroPaco Roca (Valencia, 1969) é um versátil autor de banda desenhada e ilustrador, e um dos mais premiados autores espanhóis da actualidade.De entre as suas obras, destacamos O Inverno do Desenhador, editado pela Levoir e pelo Público na série de Novelas Gráficas de 2016, vencedor do Prémio de Melhor Obra e Melhor Argumento no Salón del Cómic de Barcelona em 2011. Com A Casa, obra intimista em torno da figura do seu pai desaparecido, Paco Roca afirmou-se como autor de primeiro nível internacional.Ao longo dos anos, o dono de uma casa enche-a de recordações, testemunhos silenciosos de uma vida. Uma casa é a imagem fiel do seu dono. Como os casais que vivem longos anos juntos. Assim, quando o seu ocupante desaparece para sempre, o recheio da casa fica intacto, à espera do regresso do seu dono. Os três irmãos que protagonizam esta história, tornam um ano após a morte do seu pai à casa de família onde cresceram. A sua intenção é vendê-la, mas em cada velharia que deitam fora, enfrentam as suas memórias. Temem estar a apagar o passado, a memória do seu pai, e as suas próprias memórias.
História que recorda o Pai e revive a sua infância de forma intimista, retratando a vida das famílias de Espanha dos anos 60.
Excelente livro sobre a memória dos tempos bons da infância e juventude, mas que só mais velhos damos conta disso. Escrito e desenhado com sensibilidade, a atenção nas pausas, nos silêncios e nos detalhes. Detalhes como a limpeza das folhas, o arranjo de um muro ou a limpeza da garagem que fazem os personagens viajar para os momentos vividos com os pais. Paco Roca cada vez melhor. Um livro dedicado ao pai e às memórias que todos temos dos momentos que achávamos que eram chatos, mas afinal eram "tempo de qualidade". Um livro que me emocionou em alguns momentos. Muito bom.
Num registo semi-autobiográfico, Paco Roca procura neste livro contar a sua relação com o pai e restantes irmãos, tendo como epicentro a casa de férias que o próprio pai e filhos construíram. O ponto de partida é o que fazer à casa depois de o pai ter falecido. Este facto leva os irmãos a reunirem-se na casa e a relembrarem as várias vivências que ali tiveram e a relação, por vezes difícil, com o pai. Recomendo.