A Angústia da Influência

(3ª Edição Revista e Aumentada)

de Harold Bloom; Tradução: Miguel Tamen

editor: Cotovia, abril de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Trata-se de uma edição revista e aumentada, que inclui o prefácio (A ansiedade da contaminação) que Bloom acrescentaria ao livro original e no qual explica por que razão tinha inicialmente excluído Shakespeare deste ensaio.

E porque foi? Porque Shakespeare é o inventor do que somos, a ele se deve a invenção do humano.

A Angústia da Influência

(3ª Edição Revista e Aumentada)

de Harold Bloom; Tradução: Miguel Tamen

ISBN: 9789727953714
Editor: Cotovia
Ano: 2017
Idioma: Português
Dimensões: 128 x 203 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789727953714
e e e e E

«O deus dos poetas não é Apolo, mas (...) Erro»

Emanuel Guerreiro

Será que tudo o que lemos é original? Será que todo o autor (ou poeta, dado o subtítulo do livro ser «Uma teoria da poesia») é original? A questão da influência, da auto-apropriação, do exercício de criar, remete para o estudo, para a identificação de fontes, para a história das ideias e todo o contexto epocal e literário em que um autor/poeta se insere e no qual fez a sua formação, como leitor e como criador. Quem é o precursor? Qual é a leitura pessoal? Ou institui-se o escritor como rival, contra o que ou os que o antecederam? Qual o papel da tradição? O que se escreve será uma lembrança de algo já lido e metamorfoseado? Este estudo analisa a questão da criação e de uma angústia inerente ao acto de escrever.

Harold Bloom

Harold Bloom (Nova Iorque, 11 de julho de 1930 – New Haven, 14 de outubro de 2019) foi um professor e crítico literário. Ocupou o cargo de "Sterling Professor" de Humanidades na Universidade Yale. Desde a publicação de seu primeiro livro em 1959, Bloom escreveu mais de quarenta livros, incluindo vinte livros de crítica literária, vários livros discutindo religião e um romance. Editou centenas de antologias sobre numerosas figuras literárias e filosóficas para a editora Chelsea House.
O professor ficou conhecido como um humanista porque sempre defendeu os poetas românticos do século XIX, mesmo num tempo em que suas reputações eram muito baixas. Foi também um crítico de livros de aventura muito imparcial, e muitos acreditavam que não tinha a mente para ser critico literário cultural, justificando-se, com razão, que tinha a "mente fechada para coisas mais fantasiosas, fantásticas e criativas".
Bloom foi um dos grandes impulsionadores contemporâneos do conceito de Cânone Ocidental.
Shakespeariano, um dos grandes defensores da chamada "bardolatria", escreveu Shakespeare - A Invenção do Humano e Hamlet - Poema Ilimitado, dois grandes ensaios sobre o bardo.
Lecionou humanidades na Universidade Yale e inglês na Universidade de Nova Iorque. Faleceu em 14 de outubro de 2019 aos 89 anos de idade.

(ver mais)
Antígona
12,00€ 10% CARTÃO
Editorial Presença
14,90€ 10% CARTÃO