25 de Abril

Mitos de Uma Revolução

de Maria Inácia Rezola
Editor: A Esfera dos Livros, setembro de 2008 ‧
18,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
A 25 de Abril de 1974 um grupo de jovens capitães leva a cabo um golpe de Estado que, em menos de 24 horas, derruba uma ditadura que dominava Portugal há mais de quatro décadas. Tratou-se de uma revolução em prol da liberdade? A base do movimento nasceu de questões corporativas: do descontentamento dos militares face a alterações de carreira e do desgaste da guerra colonial. A 25 de Novembro os páras ocupam a base aérea da Tancos. A polémica subsiste: houve ou não uma tentativa de golpe de Estado? Quais os seus autores? Quem deu a ordem de saída aos páras? Passados mais de 30 anos só agora se começam a revelar as verdades que permitem desmascarar os mitos que fazem parte da história do 25 de Abril.

25 de Abril

Mitos de Uma Revolução

de Maria Inácia Rezola

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896261313
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: setembro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 235 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 436
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896261313

Livro útil

João Tomé

Um livro interessante para desbravar alguns segredos sobre esta revolução. Destaco a vasta variedade de fontes que a autora procura abordar como a recolha de opiniões de figuras que fizeram o 25 de Abril. Um bom livro para não académicos.

SOBRE O AUTOR

Maria Inácia Rezola

Maria Inácia Rezola é doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade, onde dirige a linha de investigação «Revolução e Democracia». Leciona na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem uma ampla experiência no domínio da investigação, tendo dirigido e integrado numerosas equipas de trabalho em colaboração com diferentes instituições. A sua área de especialização é a História de Portugal no século XX, com particular incidência nos períodos do Estado Novo e da Revolução de Abril. Das suas publicações destacam-se 25 de Abril, Mitos de uma Revolução (Lisboa: Esfera dos Livros, 2007); Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a transição para a democracia em Portugal (Lisboa: Campo da Comunicação, 2006). António de Spínola in Fotobiografias do Século XX (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002); Os Presidentes da República, coord. de António Costa Pinto e Maria Inácia Rezola (colab.) (Lisboa: Temas e Debates, 2001); O Sindicalismo Católico no Estado Novo (Lisboa: Editorial Estampa, 1999).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR