Veredas da Modernidade

Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos

by Ana Paula Menino Avelar
Publisher: Edições Colibri, April of 2022 ‧
16,00€
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Neste livro reflecte-se sobre uma época, a dos primórdios de uma modernidade, e analisam-se os discursos historiográficos produzidos no Portugal de Quinhentos. O leitor é convidado a revisitar as escritas das Histórias dos Novos Mundos, desocultando signos e formas narrativas, tendo sempre como ponto de fuga os modos como a sua História foi, ao tempo, narrada, nomeadamente pelos portugueses.

Analisando os olhares construídos sobre uma geografia ampla, a da presença de Portugal no espaço extraeuropeu, aquele que se configura desde onde o sol nasce até às partes remotas do Ocidente, investiga-se como se percepcionou e transmitiram as então novidades de diferentes terras e oceanos.

«Ao longo destas páginas expus toda uma panóplia de narrativas redigidas no século XVI, que espelharam as vivências transmitidas pelos portugueses, as novidades de outros mares, de outras terras, de outras gentes. Foi no traçar dos quadros sinópticos, então esboçados que desocultei as estratégias de observação/exposição da alteridade, tendo em atenção os diferentes discursos historiográficos... Parti, por isso mesmo, para a releitura dos textos e dos contextos, entabulei diálogos, desocultei imagens, enfim reflecti sobre as novidades de um tempo, de um Mundo Novo ... Esse foi o caminho, este foi o resultado.»

Veredas da Modernidade

Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos

by Ana Paula Menino Avelar

Property Description
ISBN: 9789895661800
Publisher: Edições Colibri
Release Date: April of 2022
Language: Portuguese
Dimensions: 158 x 231 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 254
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > General History
EAN: 9789895661800

ABOUT THE AUTHOR

Ana Paula Menino Avelar

Ana Paula Menino Avelar(ed.) Professora Associada com Agregação na Universidade Aberta, é também investigadora integrada no CHAM-FCSH-UNL e investigadora associada no Centro de História e no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordenou e participou em projetos de investigação nacionais e internacionais, sendo autora de vasta obra nas áreas dos Estudos Históricos, Asiáticos, Cultura Portuguesa e Orientalismo. É membro de várias academias, pertencendo neste momento à direção da Academia de Marinha. Integra o conselho de curadores da Fundação D. Luís I, e o conselho consultivo da Cátedra Cascais Interartes. Ao longo dos últimos anos tem desenvolvido investigação sobre o Renascimento em Portugal, centrando-a, nomeadamente, na cronística da Expansão Portuguesa e na edição de obras como a História do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses, de Fernão Lopes de Castanheda. Os intercâmbios culturais entre Portugal e os espaços extraeuropeus no período moderno, muito em particular as dinâmicas desenvolvidas no Índico e na península indóstânica, constituem o campo de investigação que agrega os seus estudos em torno da representação do «Outro» nos discursos produzidos a partir do século XVI. A par desta vertente, têm merecido a sua atenção as questões em torno do orientalismo e da sua expressão no espaço português, num tempo longo não circunscrito às suas expressões nos séculos XIX-XX.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT