10% OFF

Urgências e Emergências do Serviço Social

Fundamentos da profissão na contemporaneidade (2.ª Edição)

by Inês Amaro
Publisher: UCP Editora, June of 2015 ‧
22,20€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
Trata-se de uma obra atravessada por um instigante questionamento do Serviço Social, alicerçado num aprofundado e atualizado quadro teórico resgatado da produção do Serviço Social e outras áreas.
Na adequada trajetória empírica trabalhada, dá-se voz às/aos Assistentes Sociais, abrindo acessos para o pensamento e reflexão da categoria profissional.
A combinação de um elaborado assentamento teórico com uma refletida empiria, sustentam considerações tecidas no presente com evidentes repercussões para um futuro das/dos Assistentes Sociais esperadamente exigente nos vários domínios em que se desdobra o agir profissional.
Fernanda Rodrigues, Presidente da Associação de Profissionais de Serviço Social e professora dos Programas de Mestrado e de Doutoramento em Serviço Social da FCH-UCP

Com a consistência científica, o rigor analítico e a profundidade crítica que caracterizam a autora, esta obra é já, indiscutivelmente, uma referência incontornável para a compreensão do Serviço Social português contemporâneo. Uma leitura a não perder. Cristina Albuquerque, professora da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra

Esta obra assume uma qualidade rara no panorama nacional e da lusofonia, designadamente, ao estabelecer um debate crítico e reflexivo com um amplo e diversificado leque de autores contemporâneos em Serviço Social de diferentes orientações e latitudes. Cumpre ainda destacar o significado do trabalho de investigação empírica que a autora desenvolveu traçando um quadro sugestivo e rico do Serviço Social em Portugal.

Francisco Branco
Coordenador Científico da Área de Ciências Sociais e do Doutoramento em Serviço Social da FCH/UCP

A pergunta que perpassa esta obra é “de se a especificidade do serviço social é a de não ter especificidade”. A essa pergunta Inês responde com profundidade, retomando a história da profissão na voz de seus atores e na leitura de suas referências.Como orientador da tese que ora se transforma em livro pude acompanhar o desbravamento competente, rigoroso, crítico da autora para que os fragmentos de discurso fossem entrelaçados com as dimensões epistemológicas. Uma das contribuições mais significativas deste livro é a da ruptura com as visões simplistas e simplificadoras do Serviço Social. Assim, estão sempre presentes no texto, os paradoxos e contradições entre intervenção profissional e ação política, na sua interseção com os projetos societários numa sociedade de riscos para os direitos, a justiça, a sustentabilidade e a dignidade humana na era do capitalismo tecnológico globalizado.

Vicente de Paula Faleiros
Assistente social, PhD em sociologia, Professor emérito da Universidade de Brasília e Professor da Universidade Católica de Brasília

Urgências e Emergências do Serviço Social

Fundamentos da profissão na contemporaneidade (2.ª Edição)

by Inês Amaro

Property Description
ISBN: 9789725404706
Publisher: UCP Editora
Release Date: June of 2015
Language: Portuguese
Dimensions: 161 x 232 x 15 mm
Cover: Softcover
Pages: 288
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology
EAN: 9789725404706

Completo e surpreendente

Vivian

Um livro completo e atualizado com um retrato fiel do Serviço Social em Portugal. Interessante !

ponto de viragem para o Serviço Social português

Carlos Gomes

É um livro bastante claro, incisivo e acima de tudo um contributo importantíssimo para a reflexividade da própria profissão. O comprometimento da autora com a vertente mais critica do Serviço Social, torna desde logo evidente que, há um longo caminho a percorrer, nesta vertente, no nosso país. É um livro obrigatório.

ABOUT THE AUTHOR

Inês Amaro

Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia.

Integra o conselho de redação da revista eletrónica Locus Soci@l – Revista de Serviço Social, Política Social & Sociedade. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. É co-autora dos livros Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado dos Leigos para o Desenvolvimento (2012, UCE, coord.a), Os Caminhos da Pobreza: perfis e políticas sociais na cidade de Lisboa (2010, SCML, coord.s Alexandra Castro e Isabel Guerra) e Estranhos: juventude e dinâmicas de exclusão social em Lisboa (2000, Celta, coord. José Luís Garcia). Autora de artigos e traduções nas áreas de investigação assinaladas.

(see more)