SYNOPSIS
Este ensaio baseia-se em factores indiscutíveis, a geografia física, hoje muitas vezes desconhecida, mas não se limita a isso. Depois de uma discrição do planeta Terra, esta obra aborda pormenorizadamente todos os aspectos: países, continentes, oceanos, etc. Cada país, cada Estado - e são mais de duzentos - é descrito não por ordem alfabética ou de grandeza, mas no seu lugar (a Suiça com a montanha ou a Mauritânea com o deserto...).
Na geografia humana (e os estados são realidades de geografia humana) os factos podem ser objecto de diversas interpretações e a liberdade destas impõe-se. Os autores deste livro têm opiniões, como os viajantes de outrora as tinham, exprimem-nas não é obrigado a aderir a elas. Como os bons jornalistas, com os quais os autores têm numerosos pontos em comum, separam a exposição dos dados reais dos seus comentários.
O leitor encontrará nesta geografia do mundo muita história. Fisicamente, o mundo mudou pouco desde o fim da última era glaciar, há quinze mil anos, porque a geografia física, à escala da nossa vida, tem qualquer coisa de imutável. Mas, uma vez que se fala de Estados e de Nações que são instituições humanas, é impossível separar os factos da sua história, pois condicionam o seu aspecto actual.
Toda a Geografia do Mundo é uma obra indispensável para todos os estudiosos e leitores interessados em conhecer o nosso planeta.
DETAILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9789726957683 |
| Publisher: | Editorial Teorema |
| Release Date: | September of 2008 |
| Language: | Portuguese |
| Dimensions: | 165 x 234 x 27 mm |
| Pages: | 402 |
| Format: | Book |
| Categories: |
Books in Portuguese
>
Social Sciences and Humanities
>
Geography
Books in Portuguese > History > General History Books in Portuguese > Fiction > Essays |
| EAN: | 9789726957683 |
REVIEWS
Uma Geografia Concisa
Carlos Serejo
De forma concisa é abordada a geografia física do planeta, com um pouco de história à mistura, nesta obra habilmente estruturada. À semelhança de outro título dos mesmos autores, "Toda a História do Mundo", o relato é acessível e cativante, conseguindo transportar-nos para os locais referenciados. O trabalho conta com algumas páginas onde se evoca o nome de Portugal, existindo até um espaço sobre o Atlântico lusitano, onde se pode notar o bom conhecimento que os autores têm da História Lusa. Vale ainda a pena dedicar algum tempo ao completo Índice Remissivo. Fica no ar uma certa curiosidade sobre a próxima investigação deste par de eruditos.