Os Superficiais

by Nicholas Carr
Publisher: Gradiva, October of 2012 ‧
Amplamente considerado o livro sobre o debate em curso acerca do poder e dos perigos da tecnologia, esta obra aborda desassombradamente as consequências intelectuais e culturais da internet. Em parte história das ideias e em parte divulgação científica, Os Superficiais abunda em apreciações certeiras e cáusticas ao mesmo tempo que nos inquieta com questões profundas sobre o estado da mente contemporânea. Uma leitura urgente sobre o actual pensamento superficial.

« “Os Superficiais” é um passeio fascinante pelas alterações que as novas tecnologias estão a introduzir na nossa mente (e também no nosso comportamento emocional).»
Ana Cristina Leonardo, Expresso

Os Superficiais

by Nicholas Carr

Property Description
ISBN: 9789896164973
Publisher: Gradiva
Release Date: October of 2012
Language: Portuguese
Dimensions: 155 x 232 x 18 mm
Cover: Softcover
Pages: 328
Format: Book
Collection: Trajectos
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology
EAN: 9789896164973

Curto e simples

Fernando Medeiros Paiva

Cuidado com a sua informação. O que parece simples e de fácil acesso nem sempre corresponde à verdade. Se quiser estar verdadeiramente informado e defender-se dos vendedores da cobra aconselho a ler este livro. Ficará mais enriquecido.

Um livro essencial!

Lina Umbelino

Nos dias de hoje este é um livro essencial que nos ajuda a perceber as modificações que se estão a operar na nossa cabeça. As tecnologias são sem dúvida o futuro, mas é preciso que esse futuro possa ser "controlado" por cada um de nós. E só sabendo o que acontece (e como acontece) poderemos prevenir.

Nem cético nem utópico nem lúdico: científico.

Alexandre Carvalho

Nicholas Carr descreve a evolução que os nossos cérebros (e consequentemente a nossa sociedade e a nossa vida) sofrem com o uso da internet e dos dispositivos de acesso com o rigor de um artigo científico, profusamente suportado na literatura. Aqui não se toma partido mas descrevem-se e interpretam-se factos, que no final se podem revelar desconfortáveis. Não se trata de um tratado sobre os malefícios da internet (sempre houve e haverá pessoas superficiais) nem tece loas aos benefíciso da sociedade de informação mas faz diagnósticos certeiros e faz pensar. Imperdível.

Profundidade superficial

Adão Sousa

Leitura absolutamente cativante. Uma visão extremamente límpida, descomprometida e assertiva do mundo de hoje e dos sinais que o futuro nos envia a propósito da vida digital.

Um livro muito revelador

Jorge Leitão

Um livro absolutamente fascinante. O autor começa por explicar como funcionam os nossos cérebros, tendo em conta os recentes estudos e descobertas científicas, descrevendo detalhadamente a plasticidade neuronal, tema que irá estar presente durante todo o livro. E de uma forma muito simples e bem documentada, descreve as modificações e o impacto que as tecnologias inventadas pelo homem causaram na sua própria evolução enquanto espécie, e inevitavelmente na mente humana. Passando pela invenção do mapa, do relógio, à impressão de Gutenberg e for fim à criação da internet como conhecemos hoje. Tudo é usado para tentar passar a ideia que os humanos são de facto, o resultado das suas invenções. Não é um livro “anti-tecnológico”, mas sim uma tentativa de fazer o leitor pensar acerca dos seus hábitos, e ajudar a descobrir alguns comportamentos que têm surgindo em todos nós, com o uso cada vez mais intensivo e inevitável das novas tecnologias. Vale muito a pena ler.

Conhecer o cérebro

Paulo França

Uma discussão bastante ampla e abrangente sobre o funcionamento do cérebro humano e a forma como este foi/é influenciado pelo desenvolvimento da técnica.

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT