10% OFF

Os Números da Desigualdade em Portugal

Os ricos estão mesmo a ficar mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

by Eugénio Rosa
Book eBook
Publisher: Lua de Papel, June of 2015 ‧
14,90€
10% OFF CARD
IN STOCK -
Sell ​​your book
É só fazer as contas. Em Portugal, 10% dos mais ricos detêm quase 60% de toda a riqueza do país. E continuam a enriquecer de ano para ano. Do outro lado da barricada, os pobres estão cada vez mais pobres e a classe média perdeu grande parte do seu poder de compra. Estamos a construir uma sociedade cada vez mais desigual, com tudo o que de negativo isso implica: aumento da tensão social à diminuição do crescimento económico. A crise agravou as desigualdades numa dimensão que escapa ao olhar distraído. Mas os números recolhidos pelo economista Eugénio Rosa são claros. O autor compilou e analisou, em várias áreas, mais de meio século de dados. E deu relevo aos anos da Troika - período em que a diferença entre ricos e pobres mais se extremou. As conclusões são chocantes. Ao analisar a riqueza sob diferentes ângulos, o autor descobre desigualdades escondidas. Se observarmos à lupa a mais-valia criada pelos trabalhadores, a propriedade financeira ou patrimonial, ou ainda quem paga ou não impostos, começamos a perceber melhor a real dimensão da desigualdade.
Eugénio Rosa apresenta todos os números e analisa-os à luz do pensamento de economistas como Carlos Farinha, Joseph Stiglitz, Mark Blyth ou Thomas Piketty. E conclui que a desigualdade na distribuição de riqueza e rendimentos é um dos maiores travões ao nosso crescimento económico.

Os Números da Desigualdade em Portugal

Os ricos estão mesmo a ficar mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

by Eugénio Rosa

Property Description
ISBN: 9789892331232
Publisher: Lua de Papel
Release Date: June of 2015
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 236 x 10 mm
Pages: 224
Format: Book
Collection: Guru
Categories: Books in Portuguese > Economics, Finance and Accounting > Economy
EAN: 9789892331232

Elucidativo

Natanael Santos

Um livro excelente que nos apresenta todos os dados económicos sobre a reta final da grande crise de 2008, em Portugal. Os dados são apresentados de forma simples e directa, o que permite ao leitor a sua mais fácil compreensão. Dá-nos a possibilidade de tirarmos as nossas próprias conclusões.

Os Números da Desigualdade em Portugal

Luís Fernandes

Através de uma linguagem simples e de dados concretos das diversas entidades, o autor partilha com o leitor uma realidade que é cada vez mais visível em Portugal: Os ricos estão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Imprescindível para quem quer conhecer verdadeiramente a realidade da sociedade portuguesa nas suas diversas vertentes. Esclarecedor !

Problema nº1 em Portugal

Gonçalo Belchior

Portugal têm problemas da mais diversa ordem, que urge responder com políticas públicas adequadas, sob pena de não progredirmos para uma sociedade decente. A desigualdade mina as potencialidades de um país. Se não houver, vontade política e capacidade de criar mecanismos que velem pela obtenção de soluções estáveis...o futuro da sociedade será funesto. O autor, Eugénio Rosa, coloca a nu esta problema, com dados que, certamente, não deixarão o leitor indiferente.

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT