Os Museus e o Património Cultural Imaterial

Estratégias para o desenvolvimento de boas práticas

by Ana Carvalho
Publisher: Edições Colibri, February of 2012 ‧
12,00€
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Porque falamos hoje de Património Cultural Imaterial? Este livro esclarece sobre a importância que a salvaguarda do PCI tem vindo a assumir nas políticas culturais na sequência do trabalho desenvolvido pela UNESCO, muito particularmente com a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (2003). São vários os agentes envolvidos na preservação deste património, nomeadamente os museus. Mas para responder a este repto, os museus terão que repensar as suas estratégias de forma a relacionar-se mais com o PCI, contrariando uma longa tradição profundamente enraizada na cultura material. Este estudo reflecte sobre as possibilidades de actuação dos museus no sentido de dar respostas aos desafios da Convenção de 2003, sendo certo que a partir das actividades dos museus é possível encontrar formas de estudar e dar visibilidade a este património. Trata-se de um instrumento de trabalho fundamental para todos os que se interessam pelo património, muito em particular para os profissionais de museus. Esta é uma das primeiras teses de mestrado a abordar este tema, iniciando um caminho que muitos especialistas e instituições terão de percorrer.

Os Museus e o Património Cultural Imaterial

Estratégias para o desenvolvimento de boas práticas

by Ana Carvalho

Property Description
ISBN: 9789896891695
Publisher: Edições Colibri
Release Date: February of 2012
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 228 x 11 mm
Cover: Softcover
Pages: 196
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > Museography and Museology
EAN: 9789896891695

Novo Paradigma

Rui Maia

De uma forma muito resumida, podemos dizer que este livro (Tese), trata de mobilizar os pensamentos em relação ao PCI para que este passe a ser abordado numa perspectiva mais dinâmica dentro das Instituições dedicadas à museologia. Julgo que se caminha para o estabelecimento de um Novo Paradigma no que concerne ao tratamento a dar aos bens materiais, onde o PCI tem um papel decisivo na sua interpretação, e por conseguinte, na sua valorização e posterior aproveitamento para a Cultura. Grosso modo, é disso que trata esta obra, uma chamada de atenção para essa nova emergência num enquadramento de todas as formalidades, legislação, etc.

ABOUT THE AUTHOR

Ana Carvalho

Ana Carvalho é Doutorada em História e Filosofia da Ciência – especialização em Museologia – e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Publicou Os Museus e o Património Cultural Imaterial: Estratégias para o Desenvolvimento de Boas Práticas (Colibri, 2011) e organizou a publicação digital Parti-cipação: Partilhando a Responsabilidade (Acesso Cultura, 2016). Autora do blogue No Mundo dos Museus e editora do boletim do ICOM Portugal. É uma das fundadoras da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, juntamente com Alice Semedo, Paulo Simões Rodrigues, Pedro Casaleiro e Raquel Henriques da Silva. Actualmente é investigadora de pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e membro da equipa da Cátedra UNESCO em Património Imaterial da mesma Universidade. A autora investiga as implicações das orientações da UNESCO para o Património Cultural Imaterial no contexto das políticas nacionais e locais, em particular a partir da perspectiva dos museus.

(see more)

BY THE AUTHOR