10% OFF

Os Joelhos do Meu Pai

E outros contos

by António Jacinto Pascoal
Publisher: Edições Colibri, November of 2018 ‧
15,00€
10% OFF CARD
Quando descobri que contar histórias era falsear factos, confundir situações, evocar memórias falsas, percebi que apenas o que se escreve despojado de pose é genuíno: nunca me interessei por livros extensos, mas por livros bem escritos. No entanto, só recentemente entendi que livros bem escritos são insuficientes e que livros genuínos são bem melhores. Percebi igualmente que a diferença entre boa literatura e literatura genuína é esta: o que é genuíno engloba não só a qualidade, a realidade, a veracidade e a ficção, como, e principalmente, aquilo que, assumidamente falso, entendemos como outra verdade. O que é genuíno prescinde do realismo e da veracidade dos factos: o que é genuíno transcende tudo isso, e torna verdade aquilo que é ficção e mistificação, torna verdade aquilo em que se acredita. E ser-se genuíno, na escrita, é esta fé no que se escreve. Esta fé inexplicável numa verdade que se ama muito mais do que se prova.
Um dos meus contos, aquele que dá título a esta antologia, tem tanto de verdadeiro como de falso, de realidade e possibilidade especulativa. Mas a prova de que é um texto genuíno foi ter-me comovido com ele, no momento em que o escrevi e, mais tarde, o reli. E, ainda melhor, quando o dei a ler às minhas três filhas, em datas diferentes, e cada uma delas não ter resistido a soltar o açude de lágrimas reprimidas pela tensão da escrita. Essa prova de fogo foi, para mim, o melhor julgamento crítico que alguma vez pudesse ser feito sobre a minha obra. E foi assim que intuí que poderia exprimir de uma forma peculiar a minha humanidade.
in nota introdutória do autor

Os Joelhos do Meu Pai

E outros contos

by António Jacinto Pascoal

Property Description
ISBN: 9789896897963
Publisher: Edições Colibri
Release Date: November of 2018
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 228 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 204
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Short stories
EAN: 9789896897963

ABOUT THE AUTHOR

António Jacinto Pascoal

António Jacinto Pascoal (n. 1967, Coimbra) é Mestre em Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa, especializando-se nas obras poéticas de Nicolás Guillén e José Craveirinha. Estreou-se em 1991, com Pátria ou Amor (Prémio da Associação Académica de Coimbra, com prefácio de Agustina Bessa-Luís). Ensaísta, poeta e contista, surge editado em variadíssimas antologias poéticas, é prefaciador de antologias e autores diversos, e traduziu a obra poética da chilena Violeta Parra. Publicou Os Dias Reunidos (1998), A Contratempo (2000), Terceiro Livro (2003), No Meio do Mundo (2005), As Palavras da Tribo (2005), Cello Concerto (2006), Pátria ou Amor (2011) e As Sete Últimas Palavras (2017), Mover-se o Fogo (2018). Poemas seus estão traduzidos em Inglês e Finlandês. Em 2018, editou o álbum fotográfico Banda Euterpe de Portalegre – A Visão do Som. O conto Os Joelhos do meu Pai foi primeiramente editado na antologia Contos da Língua Toda (Alma Azul, 2018). Atualmente, vive em Arronches.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT