O Senhor de Mompenedo

Book 1

by Alberto Oliveira Pinto
Publisher: Edições Afrontamento, April of 1992 ‧
6,56€
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
"Antes de mais, a grande referência que nos parece emergir no horizonte da leitura do Senhor de Mompenedo é a própria batraquimaquia homérica. Mas não só, obviamente, depois de tanta água passada na produção literária que o Ocidente desenvolveu e assimilou. O fabulário de animais, proveniente da literatura oral europeia e africana, parece-nos igualmente presente nesta obra. Mas nela estão esparsas muitas outras origens em marcas de intertextualidades difusas, provenientes quer do grande quer do pequeno ecrã, que ainda das histórias aos quadradinhos.
Trabalhando isto tudo, este universo de espantosos seres que acabam por pegar em armas ora para transformar o mundo ora para o deixar tal e qual (numa confusão em que nenhum animal se entende), vislumbra-se a veia da melhor literatura portuguesa", diz Carlos J. F. Jorge sobre esta obra.

O Senhor de Mompenedo

by Alberto Oliveira Pinto

Property Description
ISBN: 9789723602760
Publisher: Edições Afrontamento
Release Date: April of 1992
Language: Portuguese
Dimensions: 148 x 208 x 10 mm
Cover: Softcover
Pages: 184
Format: Book
Collection: Fixões
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789723602760
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Alberto Oliveira Pinto

Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, em 8 de janeiro de 1962.
Doutor (2010) e mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas e também em universidades estrangeiras na qualidade do professor convidado. Presentemente, é investigador da Universidade de Lisboa.
É autor de diversos romances e livros ensaísticos sobre a História de Angola, tendo ganho por duas vezes o Prémio Sagrada Esperança: em 1998, com o romance Mazanga, e, em 2017, com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola. O seu maior êxito foi História de Angola: Da Pré-História ao Início do Século XXI, primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, publicado em primeira edição em 2016 e, agora, em 4.ª edição.
Desde 2018, coordena o Curso Livre História de Angola da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, de que decorre a série do Youtube Fragmentos da História de Angola, com Anabela Carvalho. Em 2021, criou com o filho, João Alberto Freire de Oliveira Pinto, igualmente no Youtube, o programa de sucesso Lembra-te, Angola.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT