10% OFF

O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar

by Aníbal Cavaco Silva
Book eBook
Publisher: Porto Editora, September of 2023 ‧
17,75€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
«Num momento em que nos aproximamos do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril, momento fundacional da nossa democracia, espero que estas reflexões sobre a qualidade do sistema político e sobre a nossa integração europeia possam ser úteis, sobretudo para os mais jovens. É essencialmente com o seu futuro que estou preocupado. Quanto mais esclarecidos e exigentes forem os jovens, melhores garantias temos de regeneração política e de progresso económico e social do País.»

É um livro muito pedagógico, doutrinário, sobre a forma de governar, que pode ser muito útil para quem se candidate ao Governo e para quem tem de escrutinar o Governo.

Luís Marques Mendes, SIC Notícias

"No momento em que se aproximam as comemorações do cinquentenário da Revolução do 25 de Abril, Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro durante 10 anos e Presidente da República entre 2006 e 2016, faz neste livro uma reflexão sobre a qualidade do sistema político, a nossa integração europeia e a arte da governação.
O livro apresenta-se em 3 dimensões. Numa primeira parte, partindo da sua vasta experiência, Cavaco Silva revela os segredos da arte de bem governar, abordando vários aspetos práticos e concretos inerentes à função de primeiro-ministro - desde a escolha dos ministros à atitude pública do chefe do governo ou o relacionamento com o Presidente da República. Numa segunda parte do livro é feita uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro União Europeia - Maastricht, o euro, a crise económica, e a chamada "bazuca europeia" são temas abordados. O livro apresenta ainda um conjunto de artigos e crónicas que o ex-primeiro-ministro e Presidente da Républica escreveu em diversos órgãos de comunicação social e que marcaram a sua intervenção política nos últimos anos. "

O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar

by Aníbal Cavaco Silva

Property Description
ISBN: 978-972-0-03702-2
Publisher: Porto Editora
Release Date: September of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 152 x 235 x 17 mm
Cover: Softcover
Pages: 228
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Politics > Politics in General
EAN: 978972003702211
Recommended Minimum Age: Not applicable

Partilha de conhecimentos excepcional

Jorge F.

Livro escrito de forma clara onde é transmitido, essencialmente, a sua visão do que deve ser a actuação de um PM face ao seu governo. Aborda também as negociações em torno do tratado de Maastricht vívidas na primeira pessoa. Bastante interessante na minha opinião, com um vasto legado de conhecimento e experiência aqui transmitida e que desperta para as fracas lideranças dos tempos actuais. Obrigado pela partilha.

ABOUT THE AUTHOR

Aníbal Cavaco Silva

Aníbal Cavaco Silva é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISEG) e doutorado em Economia pela Universidade de York (Inglaterra).

Foi investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Diretor do Departamento de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Presidente do Conselho Nacional do Plano e professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa.

Aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) em 1974 e foi Ministro das Finanças e do Plano do Governo da Aliança Democrática, presidido por Francisco Sá Carneiro.

Em maio de 1985, foi eleito presidente da Comissão Política do PSD e, em outubro seguinte, o partido venceu as eleições legislativas. Sob a sua direção, o PSD obteve nas eleições legislativas de 1987 a maioria absoluta dos votos – resultado que repetiu nas eleições de 1991 – um facto inédito na democracia portuguesa.

Foi nomeado Primeiro-Ministro em novembro de 1985, funções que desempenhou durante dez anos, e exerceu o cargo de Presidente da República no período de 2006-2016.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT