10% OFF

O Poeta na Cidade

A literatura Portuguesa na história

by Helena Carvalhão Buescu
Book eBook
Publisher: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, March of 2019 ‧
23,00€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
A relação entre História e Literatura é um dos elementos fundadores do que hoje consideramos como o fenómeno literário e, muito embora sob diversíssimas configurações, tem contribuído para a perceção das duas formas de discurso como mutuamente fecundáveis e em vários aspetos certamente próximas.

Em alguns momentos, as fronteiras parecem quase indistintas: por exemplo, como veremos, em casos-chave da historiografia medieval a separação entre facto e ficção é pouco operativa, e ambos parecem fazer parte de um mesmo universo imaginário.

Em outros momentos, porém, e com diferentes conceitos operatórios, parece chegar-se quase a uma conceção antagonista das duas formas de discurso, como se a uma, e só a uma, coubesse o monopólio da verdade; enquanto a outra pareceria construir-se com base num afastamento potencialmente perigoso do real, ficando presa da imaginação.

A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.

O Poeta na Cidade

A literatura Portuguesa na história

by Helena Carvalhão Buescu

Property Description
ISBN: 9789722725408
Publisher: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Release Date: March of 2019
Language: Portuguese
Dimensions: 134 x 193 x 23 mm
Cover: Softcover
Pages: 408
Format: Book
Collection: Olhares
Categories: Books in Portuguese > Fiction > History of Literature
EAN: 9789722725408

ABOUT THE AUTHOR

Helena Carvalhão Buescu

Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática emérita de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. É professora ou investigadora visitante de prestigiadas universidades na Europa, EUA e Brasil. Tem mais de uma centena de ensaios publicados e é autora de vários livros, sendo o mais recente Heranças Imperfeitas (2025). Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa) e tem pertencido a várias escolas internacionais. É membro da Academia Europaea e membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade de Bucareste e foi distinguida com vários prémios.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT