10% OFF

O Mundo Pós-Americano

by Fareed Zakaria
Publisher: Gradiva, September of 2008 ‧
14,64€
10% OFF CARD
Sell ​​your book
Do mesmo autor de O Futuro da Liberdade (ed. Gradiva), a Gradiva publica agora O Mundo Pós-Americano de Fareed Zakaria. Há semanas consecutivas nos tops de vendas americanos, esta nova obra do editor da revista Newsweek International analisa a actual distribuição do poder no mundo.

Com as suas habituais lucidez e perspicácia, Fareed Zakaria retira as devidas lições das duas grandes deslocações de poder ocorridas no passado - a ascensão do mundo ocidental e a ascensão dos Estados Unidos - e conclui o que podemos esperar da terceira deslocação: a «ascensão dos restantes», isto é, o crescimento de países como a China, a Índia, o Brasil, a Rússia, a África do Sul e muitos, muitos outros.

Este crescimento económico cria uma nova paisagem mundial, na qual o poder se desloca e a riqueza e a inovação irrompem em locais inesperados. O crescimento económico gera ainda confiança política e orgulho nacional. A confirmar-se esta tendência, a globalização ver-se-á cada vez mais confrontada com o nacionalismo - tensão que definirá provavelmente as próximas décadas. O crescimento mundial traduz-se em muitas coisas boas, mas também cria muitos problemas que o mundo não está ainda preparado para enfrentar. O debate político actualmente em curso nos Estados Unidos ignora por completo este desenvolvimento mais vasto, obcecado como está com questões como o terrorismo, a imigração, a segurança interna e os pânicos económicos. Os verdadeiros desafios que se colocam ao país vêm dos vencedores, e não dos vencidos, do novo mundo.

O grande desafio colocado à Grã-Bretanha foi o declínio económico. O desafio agora enfrentado pelos Estados Unidos é o declínio político, pois, à medida que «os restantes» crescem em importância, o papel central dos Estados Unidos ver-se-á necessariamente reduzido. Washington precisa de dar início a uma transformação séria da sua estratégia mundial, passando de hegemonia dominante a algo mais parecido com um corretor honesto. Tem de procurar partilhar o poder, criar alianças, granjear legitimidade e definir a sua ordem de trabalhos mundial - tudo tarefas hercúleas. Nada disto será fácil para a maior potência que o mundo já conheceu - a única potência com verdadeiro poder durante muito tempo. Mas como ficamos a saber graças a este livro profundamente pertinente e esclarecedor, tudo isso está a mudar. O mundo que nos espera é, pois, pós-americano.

«Neste livro não se trata do declínio dos Estados Unidos, mas antes da ascensão ("rise") de todos os outros - adverte Fareed Zakaria logo nas suas duas primeiras linhas daquilo que já se desenha como o seu segundo "best seller". Editor internacional da Newsweek, licenciado em História pela Universidade de Yale e doutorado em relações internacionais por Harvard, Fareed Zakaria é um dos "opinion makers" americanos mais conceituados. [...] Uma análise brilhante e bem sustentada sobre o actual período de efectivas e profundas transformações nas relações internacionais.»
José Gabriel Viegas, Expresso

O Mundo Pós-Americano

by Fareed Zakaria

Property Description
ISBN: 9789896162672
Publisher: Gradiva
Release Date: September of 2008
Language: Portuguese
Dimensions: 158 x 231 x 13 mm
Cover: Softcover
Pages: 256
Format: Book
Collection: Trajectos
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Essays
Books in Portuguese > Politics > International Politics
EAN: 9789896162672

Uma visão do mundo que aí vem

António Eliseu

Ou como Fareed Zacarias perspectiva de forma clara, como só um analista político como ele sabe fazer, não o declínio do país que o acolheu quando foi estudar para os Estados Unidos com 18 anos e que parece estar subjacente no título desta sua obra, mas sim a ascensão num futuro muito próximo de potências que hoje já se perfilam emergentes, sobretudo nas dimensões económica, financeira e cultural.

Leitura Recomendada

João

Uma análise brilhante e bem sustentada de Fareed Zakaria sobre o actual período de efectivas e profundas transformações no mundo. Todos os estudantes de Relações Internacionais deviam ler este livro.

Janela aberta para o Mundo Novo ...

Ruy Caiado

Recomendo vivamente - análise super interessante e bem fundamentada. A percepção sobre os trilhos actuais e futuros na perspectiva da potencia desafiada USA e a ascensão dos desafiantes. Excelente enquadramento.

Uma abordagem perspicaz sobre a globalização

José Mendes Ribeiro

O autor traça uma visão do mundo suportada numa análise muito bem fundamentada e atual dos movimentos estratégicos dos grandes blocos económicos mundiais, que nos dão uma perspetiva interessante sobre a globalização.

ABOUT THE AUTHOR

Fareed Zakaria

Fareed Zakaria apresenta o principal programa da CNN sobre assuntos internacionais – Fareed Zakaria GPS –, transmitido em todo o mundo, chegando a 220 milhões de casas. Tem uma coluna semanal no Washington Post, que alcança 80 a 100 milhões de leitores todos os meses. É autor de livros como O Futuro da Liberdade (2003), O Mundo Pós-Americano (2008), publicados em Portugal pela Gradiva, e In Defense of a Liberal Education (2015). Henry Kissinger escreveu sobre O Futuro da Liberdade: «Fareed Zakaria é um dos jovens autores mais brilhantes. Escreveu um livro fascinante e estimulante sobre o impacto dos princípios constitucionais do Ocidente na ordem mundial.» Sobre O Mundo Pós-Americano, Walter Isaacson escreveu: «A análise de Fareed Zakaria sobre os assuntos mundiais não só é consistentemente brilhante como se tem vindo a provar certa, uma qualidade rara. Esta é outra obra-prima do pensamento crítico.»

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT