O Direito à Literatura e outros ensaios

by António Cândido
Publisher: Angelus Novus, April of 2005 ‧
O Direito à Literatura e outros ensaios é o primeiro livro de Antonio Candido editado em Portugal.

Trata-se de uma compilação original em atenção ao leitor português, que reúne sobretudo ensaios dedicados a vários escritores decisivos da Literatura Brasileira do século XX — Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade —, enquadrados por uma visão geral do lugar da literatura nas sociedades modernas — uma reivindicação do direito à literatura — e por uma interpretação do sentido da evolução da letras brasileiras no século XX.

Assim, este livro é ao mesmo tempo uma antologia do trabalho crítico de Antonio Candido e meio de acesso privilegiado à Literatura Brasileira.

O Direito à Literatura e outros ensaios

by António Cândido

Property Description
ISBN: 9789728827106
Publisher: Angelus Novus
Release Date: April of 2005
Language: Portuguese
Dimensions: 157 x 239 x 16 mm
Cover: Softcover
Pages: 288
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Essays
EAN: 9789728827106
Recommended Minimum Age: Not applicable

A candura de ler

Ana Isabel Soares

Esta edição (de 2004) comprova o cuidado que a Angelus Novus coloca em cada edição do seu catálogo. Antonio Candido é dos mais importantes leitores e críticos do Brasil contemporâneo e a sua leitura em Portugal estava, até aqui, relativamente limitada. Juntar à clareza do seu pensamento a preciosa contextualização de Abel Barros Baptista (outro nome grande, responsável por divulgar as letras brasileiras no Portugal de hoje), num posfácio de profunda reflexão e rigorosa informação, torna este livro uma peça essencial para compreender não só como se lê e o que se lê do lado de lá, mas, simplesmente, em que consiste a importância de ler, hoje. Acresce uma bibliografia de Antonio Candido (de sua autoria e sobre o autor), muito atualizada à data da edição.

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT