Nunes da Rosa - Estudo e Antologia

by Manuel Tomás
Publisher: Companhia das Ilhas, June of 2013 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Esta antologia não quer substituir a nova edição dos dois livros de contos de Nunes da Rosa, que urge fazer, mas alargar o conhecimento da sua obra desconhecida, tornando-a acessível aos locais, aos regionais e aos nacionais. É a obra de um homem do final do século XIX e da 1.ª metade do século XX que, vivendo no Pico, sobretudo, e um pouco nas Flores, no Faial e na Terceira, nos dá a conhecer a sua época, de tanta precariedade, de tanta confusão política e de tanta falta de educação na formação das gentes, e em que "cortar nas gorduras do estado" de hoje era o mesmo que "cortar nas carnes do estado" desse tempo. Na sua obra jornalística há uma análise perspicaz, acutilante, crítica e carregada de muita e fina ironia, e onde os pontos de contacto com os tempos actuais são bem evidentes.

Houve uma deliberada intenção de privilegiar os jornais fundados e dirigidos por Nunes da Rosa - A Ordem e Sinos d’Aldeia -, publicados na rural freguesia das Bandeiras da ilha do Pico, atestando esse facto, só por si e tendo em conta a época, um real e marcante significado cultural.

Nunes da Rosa - Estudo e Antologia

by Manuel Tomás

Property Description
ISBN: 9789898592279
Publisher: Companhia das Ilhas
Release Date: June of 2013
Language: Portuguese
Dimensions: 138 x 219 x 20 mm
Pages: 320
Format: Book
Collection: Terra Açoriana - Série Especial
Categories: Books in Portuguese > Fiction > History of Literature
EAN: 9789898592279

ABOUT THE AUTHOR

Manuel Tomás

Madalena do Pico, 1950.
Principais obras publicadas: Ainda há a chuva a cair (poesia, Companhia das Ilhas, 2015), O Pintor Excessivo (romance, Parsifal, 2015), Maroiço (poesia, Companhia das Ilhas, 2013), Picolândia (crónicas, Companhia das Ilhas, 2012), Entre sei lá e o quê (poesia, Edições Vieira da Silva, 2012), A Música das Sete Cidades (ensaio, CAIP, 1999), 'Miragem do tempo' de Tomás da Rosa (edição crítica, Núcleo Cultural da Horta,1996), Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Sttau Monteiro (ensaios, Didáctica Editora, 1978), Elementos para um estudo actualizado da língua (ensaio, Didáctica Editora, 1978).
Organizou e fixou o texto de dois livros de contos de Tomás da Rosa, editados pelo Núcleo Cultural da Horta: Ilha Morena (2003) e A tarde e a sombra (2005).

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT