Mussolini - Os Últimos Dias da Europa
SYNOPSIS
Roma, 3 de maio de 1938. Mussolini aguarda na estação de Ostiense pela chegada do comboio que traz Hitler de visita a Itália. Semanas antes, o ditador alemão proclamara a anexação da Áustria. Também Mussolini tem ambições para Itália: retira-a da Liga das Nações e prepara-se para promulgar legislação racial de uma dureza sem precedentes. Ainda assim, há quem tenha esperança de que a sede de poder dos dois chefes de estado seja saciada sem mais derramamento de sangue.
Antonio Scurati reconstrói com precisão o delírio de Mussolini, que julga poder influenciar as decisões do Führer. Desfeita a ilusão, e apesar de estar ciente da debilidade e do isolamento do seu país, das alturas da varanda do Palazzo Venezia, Il Duce declara ter chegado a hora das decisões irrevogáveis. A guerra começava.
Neste terceiro volume do seu ambicioso projeto literário, Scurati debruça-se sobre o triénio fatal de 1938-40, o culminar da ilusão da Itália fascista, que se sujeita à aliança com a Alemanha nazi e à sua infame legislação racial. Traça os últimos dias de uma Europa abalada pela barbárie e incapaz de escapar aos males do totalitarismo.
Um romance trágico e poderoso, carregado de advertências para o nosso futuro.
DETAILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9789892358055 |
| Publisher: | Edições Asa |
| Release Date: | June of 2023 |
| Language: | Portuguese |
| Dimensions: | 163 x 240 x 34 mm |
| Cover: | Hardcover |
| Pages: | 448 |
| Format: | Book |
| Categories: |
Books in Portuguese
>
Fiction
>
Romance
|
| EAN: | 9789892358055 |
REVIEWS
.
Rafael
O terceiro volume da investigação de Antonio Scurati sobre Mussolini é uma obra necessária para compreender a faseada submissão do fascismo italiano ao seu semelhante alemão, o nazismo. Numa Europa consciente dos seus últimos dias de paz, Scurati dá-nos a conhecer um Mussolini de m pequeno, obediente aos desejos antisemitas e imperialistas de Hitler. Refém do seu ego, Mussolini crê poder domar o líder nazi, ignorando ser ele, afinal, o manipulado. Ainda que mantenha a excelência documental e expositiva, este terceiro volume não me cativou da maneira que os dois primeiros conseguiram pelo seu enfoque na geopolítica europeia e na vertente militar.
Muito bom
Antonio Accioly
O autor Antonio Scurati mais uma vez faz uma extensa pesquisa historica baseada em livros, jornais, atos públicos e traça um perfil antologico de Benitp Mussolini. Desta vez o livro é bem mais dinâmico do que o anterior (M - Mussolini - O Filho do Século), pois aborda o periodo pré-guerra, quando se forma o Eixo Italia - Alemanha. Mostra toda uma miriade de inseguranças e indecisões até finalmente o Duce se aliar a Hitler. E suas consequencias. O livro termina em Junho de 1940, momentos antes da Italia finalmente entrar na guerra, para a qual vinha sendo insistentemente pressionada pela Alemanha apesar de Mussolini não acreditar muito no espírito combatente dos italianos e principalmente pela alegada falta de armamentos (aviões, canhões e navios) alegada. As consquencias desta decisão tornar-se-ão sentidas mais adiante.
PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT
-
10%StalinegradoDom Quixote28,80€ 10% CARTÃOfree shipping