Lisboa em Camisa

by Gervásio Lobato
Publisher: Editora Guerra & Paz, July of 2017 ‧
- Então esses croquetes... gritou Justino já irritado […].

Gervásio Lobato fez furor há mais de um século. Jornalista e romancista, o seu humor e comicidade passaram de mãos em mãos, de geração em geração. Lisboa em Camisa foi, desde a publicação em 1882, o seu mais estrondoso êxito, com inúmeras edições. E quem conhece Gervásio Lobato? Outrora um dos grandes nomes do humor português, hoje é um autor esquecido, recordado apenas por uma rua com o seu nome, em Campo de Ourique.
Lobato capta pequenos quadros da vida quotidiana lisboeta e esmiúça comportamentos, ridiculariza-os e leva-os a um extremo em que o riso é inevitável. Tudo se passa em finais do século XIX, mas a paródia é actual: assistimos à sede de protagonismo, à mania da superioridade, a um certo cerimonialismo ou à falta dele.
As peripécias da família Antunes, dos seus sogros Martim (sem s), da família Torres, do conselheiro com as filhas casadoiras, e do Dr. Formigal, entre outras personagens muito caricatas.
O tema é Lisboa, uma Lisboa que o autor despe ou surpreende em camisa. Um romance que lido hoje é a actualidade apanhada em flagrante delito.

- Cala a boca, não respondas ao papá […].

Lisboa em Camisa

by Gervásio Lobato

Property Description
ISBN: 9789897023040
Publisher: Editora Guerra & Paz
Release Date: July of 2017
Language: Portuguese
Dimensions: 150 x 228 x 17 mm
Cover: Softcover
Pages: 240
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789897023040

"Lisboa em Camisa" de Gervásio Lobato

PIM's

"Lisboa em Camisa", a obra de Gervásio Lobato, revela-se uma experiência literária única, imersa no humor característico da sociedade lisboeta do século XIX. A narrativa, qual comédia de revista, desenha personagens caricatas e situações que, de tão absurdas, suscitam risos incessantes. O autor, de forma castiça e despudorada, assemelha-se a Eça de Queirós, destacando-se pela sagacidade nos retratos e pela acidez nas críticas sociais. A trama, similar a uma novela, desvela a sociedade da época, expondo a manutenção das aparências, a avareza, a ambição desmedida e os vícios que ainda hoje persistem na sociedade portuguesa. O enredo, ágil e vertiginoso, segue um ritmo estonteante, proporcionando uma leitura envolvente e repleta de momentos hilariantes. As cenas sucedem-se de forma fluída, revelando uma Lisboa do século XIX que, embora distante no tempo, ecoa uma familiaridade surpreendente com desafios sociais persistentes. A crítica social perspicaz, aliada ao humor incisivo, torna "Lisboa em Camisa" uma sátira atemporal. A obra transcende seu contexto histórico ao espelhar, de maneira cómica e envolvente, as idiossincrasias humanas e sociais que permeiam todas as eras. A opção pela narrativa direta contribui para a fluidez do enredo, revelando a habilidade de Gervásio Lobato em criar um texto que, mesmo após mais de um século, continua a arrancar sorrisos e gargalhadas. A edição, embora apresente algumas gralhas, é compensada pelas notas de rodapé esclarecedoras e úteis. A história, ao ser encenada nas páginas, parece convidar o leitor a uma peça teatral, onde as personagens desfilam pelas ruas da Baixa, expondo os ridículos comportamentos da sociedade lisboeta da época. "Lisboa em Camisa" não é apenas uma leitura divertida; é um convite para uma viagem ao passado, recheada de ironia e observações atentas sobre a condição humana. Gervásio Lobato oferece uma comédia que, ao final da leitura, deixa uma sensação de satisfação, como se tivéssemos participado de uma peça teatral única e memorável.

Há coisas que nunca mudam!

Sandra Monteiro

... e neste livro, com uma dose considerável de bom humor e pormenores bem descritos, descobrimos que não somos assim tão diferentes dos lisboetas de outros tempos. Os pecados e defeitos que apontamos à sociedade atual são, afinal, intemporais... e bem mais próximos do que poderíamos pensar!

Lisboa Hilariante

Simone Gonçalves

Uma obra fantástica que desconhecia por completo. Trata-se de um livro de fim do século XIX que retrata de uma forma perpicaz e muito bem humorada a sociedade Lisboeta da época. Aconselho vivamente!

ABOUT THE AUTHOR

Gervásio Lobato

Nasceu a 23 de Maio de 1850, em Lisboa, e morreu a 26 de Maio de 1895, na mesma cidade. Fundou, aos 15 anos, o jornal literário A Voz Académica. Um homem votado ao jornalismo, sobretudo ao género folhetinesco, colaborou em inúmeros jornais, nomeadamente: Gazeta de Portugal, Gazeta Literária, Recreio, Jornal da Noite, Diário Ilustrado, Progresso, Correio da Noite, Século, Diário de Notícias. É no Diário da Manhã, para o qual entrou a pedido de Pinheiros Chagas, que ganha notoriedade como folhetinista. Aqui, num suplemento intitulado Vida de Lisboa, publica A Comédia de Lisboa, com o pseudónimo de Gilberto. Foi também um grande homem do teatro, como dramaturgo e comediógrafo. Dotado de uma graça inesgotável, fez rir o público que acorria com frequência ao Teatro do Ginásio, e tem sido comparado a Rafael Bordalo Pinheiro no que toca ao seu talento de caricaturista. Foi agraciado pelo rei com o oficialato da Ordem de Santiago.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT