10% OFF

José dos Santos Pinto

Retrato de um músico profissional durante o Estado Novo

by Ana Margarida Cardoso
Publisher: Edições Colibri, December of 2019 ‧
10,00€
10% OFF CARD
Esta é uma biografia de um músico saído de uma banda filarmónica local para os palcos da música profissionalizada em Lisboa. Desafiando a categorização a que foram sujeitas as práticas e os músicos durante o Estado Novo (1933-1975), Santos Pinto construiu um percurso profissional e artístico em Portugal e no estrangeiro, a fim de certificar todas as competências que aprendeu desde a banda filarmónica, sonhando ser oboísta, maestro e compositor.

Entre a banda filarmónica, a banda militar, a orquestra, o quinteto de sopros, Santos Pinto foi um músico móvel, lato e multifacetado, situado num entre lugar entre o mundo das bandas de música e o mundo das orquestras profissionais. a vida de Santos Pinto instiga a discussão sobre quem foram os músicos que faziam música no século XX em Portugal e de que forma o contexto político estadonovista condicionou os seus percursos e aspirações. «O que me trouxe para a música foi o desejo de escrever. Ainda hoje na minha aldeia se cantam canções que eu fiz pelos meus 14 anos, mas... o nosso âmbito é muito limitado.»
(José dos Santos Pinto em Jornal Reconquista, de 10 de junho de 1952, p. ?)

José dos Santos Pinto

Retrato de um músico profissional durante o Estado Novo

by Ana Margarida Cardoso

Property Description
ISBN: 9789896899240
Publisher: Edições Colibri
Release Date: December of 2019
Language: Portuguese
Dimensions: 160 x 231 x 5 mm
Cover: Softcover
Pages: 100
Format: Book
Collection: Músicos Ocultos
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Biographies
EAN: 9789896899240

ABOUT THE AUTHOR

Ana Margarida Cardoso

Ana Margarida Cardoso iniciou os seus estudos musicais nas Bandas de Seia e Gouveia. É diplomada no Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, (Escola Profissional da Serra da Estrela), licenciada em Ciências Musicais (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa) e mestre em Ensino de História da Música na Universidade de Aveiro. Doutoranda em Etnomusicologia na mesma Universidade, é membro do INET-md e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/129767/2017). Integrou a DaCapo – Revista Musical Portuguesa e pertence ao Núcleo de Música da Associação de Arte e Imagem de Seia. Colabora regularmente com o jornal Notícias da Beira e é autora do livro O Oboísta e a Palheta Dupla, bem como de vários artigos sobre músicos e bandas filarmónicas do concelho de Mangualde.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT