História de Alberto

Personagens com História

by Emília Nóvoa Faria
Publisher: Campo das Letras, November of 2007 ‧
Alberto Sampaio (1841-1908)
Nasceu em Guimarães, a 15 de Novembro de 1841. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1863. Ao longo de meia década em Coimbra, participou activamente na vida académica, colaborando em jornais e convivendo com alguns dos jovens mais notáveis da sua geração, como Antero de Quental, com quem iniciou uma amizade que se prolongou pela vida fora. A agricultura e a vitivinicultura incluíam-se entre as suas paixões, sendo famosos os vinhos que produzia na Quinta de Boamense. Alberto Sampaio foi a alma mater da 1.ª Exposição Industrial de Guimarães de 1884. O único cargo público que desempenhou ao longo da sua vida foi o de procurador à Junta Geral do Distrito de Braga, em representação Guimarães. Prestou uma extensa colaboração no Projecto de Lei de Fomento Rural, apresentado por Oliveira Martins na Câmara dos Deputados em 1887. Em "As Villas do Norte de Portugal" e, mais tarde, em "As Póvoas Marítimas", revelou o seu excepcional talento para a investigação histórica.

«A minha biblioteca em Boamense era o meu cantinho predilecto. Ali recebia os meus melhores amigos. Além do Antero, por lá passaram o Luís de Magalhães, um político muito conhecido, o Jaime de Magalhães Lima, escritor e mestre nas coisas agrícolas, o Oliveira Martins, historiador e político, e muitos outros que, de quando em quando, me visitavam. Também era aí, no meio dos velhos livros de folhas amarelecidas, que passava horas a fio a ler e a investigar. Interessei-me, por exemplo, pelos romanos quando estiveram na Península Ibérica.
- Não conheço ninguém tão coca-bichinhos como tu - disse-me o Antero quando lhe falei da minha ideia de escrever sobre as vilas dos romanos no Norte de Portugal.»

História de Alberto

Personagens com História

by Emília Nóvoa Faria

Property Description
ISBN: 9789896252229
Publisher: Campo das Letras
Release Date: November of 2007
Language: Portuguese
Dimensions: 220 x 221 x 8 mm
Cover: Hardcover
Pages: 36
Format: Book
Collection: O Sol e a Lua
Categories: Books in Portuguese > Children’s and Young Adult > Children's Fiction Books
EAN: 9789896252229

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION